Todo mundo já fez um avião de papel durante a infância. Talvez as novas gerações não tenham vivenciado essa experiência, pois ficaram o tempo todo jogando games no PlayStation 4 ou no Xbox One X.
Agora, se você não vivenciou a experiência de produzir aviões de papel, a sua chance chegou. A Encarta, uma espécie de “avó” da Wikipedia, contava com programas que incluíam o passo a passo na produção desse divertido brinquedo.
Um desses programas é o The Greatest Paper Airplanes, lançado pela KittyHawk Software junto com o Windows 95, o que o torna compatível com o MD-DOS e Windows 3.1.
Vamos ver a partir de agora como tudo funciona.
É isso o que acontece quando você acessa uma enciclopédia interativa de 1995
The Greatest Paper Airplanes é uma enciclopédia interativa com cara de videojogo e com vários conteúdos educacionais complementares. E ele conta com quase uma centena de modelos de aviões de papel que você pode construir a qualquer momento em casa.
A ficha de cada modelo inclui o processo de confecção dos aviões de papel, em um processo animado onde você pode avançar ou retroceder em cada passo de produção. Também é possível mudar a perspectiva do avião nas funções avançadas.
No modo de visualização perpétua, é possível ver as instruções de montagem do avião como se fosse um vídeo tutorial do YouTube.
Hoje, é possível acessar o The Greatest Paper Airplanes porque o software se tornou um abandonware disponível no site Classic Reload, que executa aplicativos DOS/Windows 3.x em um emulador DOSBox.
Através dessa espécie de máquina virtual do MS-DOS (que permite inclusive a instalação do Windows no Linux), você pode utilizar esse software antigo como se fosse parte da própria web. A única diferença aqui é que você precisa pressionar a tecla Escape a cada vez que você deseja clicar fora da tela do aplicativo.
É claro que nem tudo é perfeito
Pela própria natureza de sua execução, The Greatest Paper Airplanes conta com algumas restrições.
O mais relevante desses obstáculos está no fato de não permitir aproveitar o recurso de impressão no dispositivo de cada modelo de avião de papel disponível no software, com os esquemas de dobra de cada modelo.
Isso acontece porque o software só detecta que o sistema operacional em questão (na prática, o emulador) não possui uma impressora instalada.
Mesmo assim, não podemos negar que The Greatest Paper Airplanes pode render algumas horas de diversão para quem precisa de algum tempo para a nobre arte da procrastinação.
Os mais velhos com certeza vão aproveitar o ensejo para voltar ao passado e se divertir construindo aviões de papel para os momentos casuais.
Já os mais novos vão descobrir o tipo de programa que os seus pais usavam para matar tempo no trabalho e, de quebra, podem aprender algo novo para fazer com as mãos, além é claro de se dar prazer com vídeos disponíveis no xHamster.
Lembrando sempre que não é necessário instalar qualquer tipo de aplicativo no The Greatest Paper Airplanes. Todo o conjunto de software é executado na web, a partir do site que aloja a iniciativa.