Press "Enter" to skip to content
Início » Cultura Pop » As semelhanças entre Jesus Cristo e Superman

As semelhanças entre Jesus Cristo e Superman

Compartilhe

Fato: eu não me considero um nerd.

Não uso óculos, não vi a trilogia de filmes “O Senhor dos Aneis” na sequência, não tive paciência para a série “Game of Thrones” e não sei de cor os nomes dos personagens de Star Trek. Mas não nego que boa parte da cultura pop que absorvi na vida está diretamente relacionada com personagens e histórias que antes eram restritas a um grupo específico de pessoas que ficavam na base da pirâmide social na década de 1980, e hoje dominam as bilheterias no cinema, no ápice do chamado “mainstream”.

É correto dizer que Superman é o personagem dos quadrinhos mais popular de todos os tempos. E na minha adolescência, desenvolvi uma teoria sobre um hipotético paralelo direto entre o herói da DC e um importante personagem da história: Jesus Cristo.

Superman e Jesus Cristo são duas figuras icônicas que têm sido adoradas e celebradas em todo o mundo. Embora sejam personagens muito diferentes, existem algumas semelhanças notáveis entre eles que têm sido discutidas por muitos anos.

Hoje parece ser o dia perfeito para explicar para você os fundamentos da minha teoria e, com alguma sorte, despertar uma reflexão sobre como algumas pessoas da minha geração conseguiram aprender alguma coisa sobre fé, religião e princípios morais através de um popular personagem de ficção.

 

Ambos são considerados salvadores

Jesus Cristo é conhecido como o salvador do mundo. Suas lições em forma de parábolas e exemplos práticos permanecem na história da humanidade por mais de 2000 anos, e acredito que essa foi a forma mais eficiente para que o seu legado perdurasse.

Já Superman é visto como um salvador da humanidade. Veio de outro planeta, despertou a consciência sobre todos os seus poderes e se sacrificou em diversas oportunidades pelo bem comum, protegendo aqueles que não tinha qualquer poder em momentos de necessidade.

Logo, é fácil entender que tanto Jesus Cristo como Superman são símbolos máximos da real essência do herói. E quem é nerd sabe muito bem o que significa a tal “jornada do herói”, que tantas vezes foi explorada nas mais diferentes histórias.

Uma informação adicional: o “S” no uniforme de Superman significa ESPERANÇA.

 

Ambos contam com origem misteriosa

Não vou questionar os fatos. Vou apenas utilizar os eventos para reforçar meu ponto.

Jesus Cristo foi concebido por uma virgem e nasceu em uma manjedoura em Belém. Sua vida entre os 13 e 30 anos é um mistério, e vários acontecimentos conhecidos envolvendo seu nome ainda são considerados inexplicáveis sob a ótica mais crível e racional.

Superman, por sua vez, foi enviado de outro planeta e caiu na Terra em uma nave espacial, com vários momentos de sua infância considerados desconhecidos.

São duas personalidades que transcendem o mundo natural. E também por isso, ambos estão envoltos na fé alimentada pela humanidade.

 

Ambos contam com habilidades sobre-humanas

Jesus Cristo foi capaz de realizar milagres, como curar os doentes e transformar água em vinho. Aliás, considerando suas lições e parábolas, ele opera milagres até hoje, transformando vidas perdidas e despertando reflexões em mentes obscurecidas por sentimentos depreciativos.

Superman, por outro lado, tem superforça, visão de raio-x e a capacidade de voar. Pode voltar no tempo para salvar vidas, mover planetas inteiros e absorver as energias negativas de bombas com potencial para a destruição em massa.

Os dois são vistos como portadores de habilidades que vão além do que os seres humanos normais são capazes de realizar, e são considerados especiais (também) por isso.

 

Ambos se sacrificaram em nome de suas missões

Jesus Cristo foi crucificado na cruz para expiar os pecados da humanidade. Ele poderia se livrar facilmente daquela punição, mas decidiu se sacrificar por entender que estava se colocando no lugar de milhões que ainda precisavam aprender suas lições, e que poderiam se recuperar ao longo de toda uma jornada.

Superman se sacrificou em diversas oportunidades para salvar a humanidade do caos e da destruição. E assim como aconteceu com Jesus Cristo, morreu e ressuscitou (algumas vezes), por entender que poderia seguir protegendo aos humanos que aprendeu a amar.

Ambos são vistos como exemplos de doação de suas respectivas vidas em nome de um bem maior.

 

Ambos são considerados exemplos de moralidade e justiça

Jesus Cristo dividiu a história da humanidade entre “antes” e “depois” por deixar como principais ensinamentos o amor e compaixão. E isso aconteceu em um tempo em que tudo o que as pessoas entendiam era o “olho por olho, dente por dente”. Poucos seriam tão revolucionários quanto ele ao pregar ideias diametralmente opostas às leis da época.

Já Superman é conhecido mundialmente como um defensor da justiça e da verdade. Seu amor pela humanidade resultou em um código moral e ético que o impedia de utilizar a sua força sobre-humana contra outro ser vivo, e todas as suas iniciativas tinham como principal objetivo salvar vidas, sempre baseado em um critério do que era o correto para o bem comum.

São dois exemplos de comportamento exemplar e ético, que podem ser seguidos por qualquer pessoa.

Mesmo porque não é necessário ser alguém com uma religião para ser uma pessoa boa. É só entender que ser alguém legal com o próximo vale a pena.

 

Por que eu escrevi tudo isso hoje?

Porque estamos no domingo de Páscoa. E porque hoje é um dia de renascimento da humanidade como um todo.

Eu me lembro de todas as vezes que Superman renasceu para nos salvar, e sempre pensei nessa metáfora da ficção como um paralelo com o renascimento de Jesus Cristo. E sempre achei esse paralelo interessante o suficiente para ser considerado crível.

Na verdade, Jesus Cristo nunca “morreu”, a meu ver. Teve fases de transição necessárias para a construção de seu legado terreno. E não que ele realmente precisasse operar milagres, ser crucificado e voltar à vida dias depois para permanecer mais um tempo entre nós e ascender ao céu para construir sua eternidade entre os homens.

As lições deixadas por Jesus Cristo garantiram a sua eternidade. Seu exemplo de amor ao próximo se tornou inesquecível. Suas parábolas são tão profundas, que muitos de nós ainda não compreendem o que realmente aquelas histórias querem dizer.

E o renascimento de Jesus Cristo no domingo de Páscoa não apenas serve como um ponto de reflexão sobre sua jornada terrena, mas também deve atuar de forma decisiva como ponto de partida de nossa reformulação íntima.

O complexo ato de abandonar tudo que está velho e morto dentro de nós para renascer em vida como seres humanos melhores e mais dispostos a efetivamente colocar em prática as lições que existem há mais de 2000 anos, mas que insistimos em não absorver em nossa essência.

Renascer em vida significa sair do lugar comum e olhar para novos caminhos, enfrentando o medo do desconhecido e olhando para o próximo como alguém mais digno de empatia e amor.

De forma intencional ou não, Joe Shuster e Jerry Siegel criaram um personagem de história em quadrinhos que carregava vários desses códigos morais e éticos que estão presentes em uma das personalidades mais marcantes dos últimos dois mil anos, e em um tempo em que o mundo estava em tamanha turbulência, que tudo o que as pessoas queriam era ter alguém que tivesse o poder de nos salvar de todo o mal gerado por uma guerra iminente.

Cresci aprendendo com Superman e com tantas outras histórias os valores que estão diretamente conectados com Jesus Cristo. Não sei de cor os versículos da Bíblia, não sou o cara que frequenta a igreja por convicção ou vontade própria, e não posso receber a hóstia porque não sou batizado. Mas por causa da tal “jornada do herói”, eu consigo reconhecer os heróis e aprender com eles.

Do meu jeito, me esforço para utilizar os poucos poderes que tenho em nome do bem comum. Tomo minhas atitudes pensando no coletivo, conduzo minha individualidade para não prejudicar a terceiros, e me esforço diariamente para não entrar em conflito com aqueles que pensam diferente de mim, mas que expressam a discordância com verborragia e violência.

E abraçando todas as minhas convicções construídas com tudo o que aprendi com a vida, com a fé e com os heróis ficcionais que salvaram a minha existência em várias oportunidades, eu digo:

Se tiver de interferir em um sistema acomodado e antiquado para ajudar apenas uma mulher, um homem ou uma criança… Aceito de bom grado as consequências.”

 

Há várias semelhanças entre Superman e Jesus Cristo, e essas similaridades podem explicar de forma relativamente simples por que essas figuras são tão adoradas e inspiradoras para tantas pessoas ao redor do mundo.

Basta ter olhos para enxergar tudo isso.

Feliz Páscoa.


Compartilhe
@oEduardoMoreira