As histórias do mundo da tecnologia são sempre fascinantes. No segmento dos videogames, essas lendas reais mostram que alguns dos produtos que passamos anos jogando nasceram literalmente por obra do mero acaso.
Se hoje os consoles mais populares são meticulosamente planejados para oferecer um entretenimento de alta qualidade, alguns produtos do passado nasceram simplesmente pela combinação de fatores que resultaram em uma oportunidade única.
Uma dessas histórias que trabalham a mera casualidade como uma oportunidade de negócio é o do Game & Watch da Nintendo, um dos produtos mais bem sucedidos da Nintendo, e uma espécie de “avô” dos videogames portáteis que hoje são tão populares.
Uma ideia revolucionária dentro de um trem
Nos idos anos 80, um encontro casual dentro de um trem bala e uma viagem de carro mudaram o rumo da indústria de videogames. Gunpei Yokoi, um engenheiro da Nintendo, teve uma ideia revolucionária enquanto observava um passageiro brincando com uma calculadora.
Yokoi imaginou que seria possível construir um console de videogames portátil do tamanho de uma calculadora. Um dispositivo que o gamer poderia jogar em qualquer lugar, já que era pequeno o suficiente para ser transportado no bolso.
Os videogames portáteis já existiam naquela época, mas não eram em tamanhos tão pequenos como esse que Yokoi imaginou. Logo, sua visão pode sim ser considerada revolucionária, pois bem sabemos que praticamente todos os fabricantes de videogames se inspiraram no Game & Watch para lançar a sua solução.
O presidente da Nintendo na época, Hiroshi Yamauchi, viu o potencial dessa ideia e decidiu investir nela, marcando o início da saga Game & Watch. Yokoi acreditava na filosofia da discrição, desafiando a crença predominante de que jogos e produtos maiores eram melhores.
Ele propôs que um pequeno dispositivo de jogos poderia permitir que as pessoas jogassem discretamente, sem chamar a atenção. O que, de fato, fazia sentido, principalmente para os estudantes que queriam uma distração durante as chatas aulas de matemática.
Mas eu tenho quase certeza de que Yokoi não pensou exatamente nisso quando concebeu o seu videogame portátil.
O nascimento do Game & Watch (e seu legado)
O Game & Watch na sua versão final e conhecida no mundo todo tornou-se uma realidade em 1981, combinando jogos simples com um relógio digital. A ideia revolucionária logo conquistou o público.
Algumas versões alternativas da história de origem do produto apontam para outras influências que a Nintendo teve para conceber o seu console portátil, como o MB Microvision, que tinha o mesmo conceito, mas era muito mais rudimentar.
O sucesso do Game & Watch estava enraizado na simplicidade e jogabilidade de seus jogos. Os gráficos eram básicos, mas a diversão era garantida. E foi justamente esse produto que fez com que os brasileiros tivessem acesso aos chamados “minigames” que desembarcaram em nosso mercado no final da década de 1980 e começo de 1990.
A Nintendo apostou em uma tela LCD e um design ergonômico para o seu console portátil, introduzindo o icônico D-pad nesse dispositivo, o que eliminou a necessidade de um joystick. Esse formato de interação com os jogos se tornou padrão dentro do mercado de videogames, e todos os outros fabricantes adotaram a mesma proposta para os seus futuros produtos.
Os diferentes modelos do Game & Watch, cada um com um jogo específico, conquistaram os corações dos jogadores. ‘Donkey Kong’ foi o maior sucesso desse produto, vendendo oito milhões de unidades e se tornando um marco na história dos videojogos.
O legado do Game & Watch inspirou outros formatos de videogames portáteis da Nintendo, como o Table Top e o Panorama, o que só ajudou a expandir o alcance do conceito junto aos consumidores.
A simplicidade e a jogabilidade dos jogos disponíveis nos consoles Game & Watch continuam sendo uma parte fundamental da identidade da Nintendo, que se mantém fiel à sua herança até os dias de hoje.
O Game & Watch foi apenas o começo da jornada triunfante da Nintendo na indústria dos videogames, mas foi o produto que ajudou a definir o DNA da empresa no setor. Seu lançamento marcando o início de uma jornada de sucesso que continua a impactar a forma como jogamos e nos divertimos com os videogames até hoje.
A história de Yokoi e sua inovadora criação são um testemunho do poder da criatividade e do pensamento lateral na indústria dos videogames. E temos muito o que aprender com esse legado.