Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Como a tecnologia atual pode acabar com a humanidade

Como a tecnologia atual pode acabar com a humanidade

Compartilhe

A criatividade humana é impressionante.

A mesma tecnologia que ajuda a melhorar as nossas vidas (e, em alguns casos, salvar vidas dentro da medicina) pode acabar com a humanidade com uma facilidade impressionante.

E não dá para dizer que as formas existentes para que a tecnologia atual acabe com a humanidade seja fruto de uma mente criativa de Hollywood ou de um escritor de literatura de ficção científica. São possibilidades reais e cada vez mais factíveis.

Neste artigo, vamos mostrar todas as possíveis formas que a tecnologia existente hoje pode eliminar a humanidade. Quando paramos para pensar nesses possíveis cenários repensamos dez vezes a ideia de utilizar tais soluções disponíveis hoje.

 

Uma Inteligência Artificial mortal

Uma Inteligência Artificial extremamente poderosa e programada de forma equivocada pode sim colocar em risco a segurança dos seres humanos, e isso não é um roteiro de um filme da Marvel Studios.

Por outro lado, ainda não temos uma IA com poder ou capacidade de tomar decisões nos campos morais e éticos. O máximo que encontramos hoje é o uso dessas soluções em ambientes miliares e, ainda assim, para melhorar a precisão e a eficiência dos sistemas de armas, como mísseis guiados por satélite e drones armados.

A Inteligência Artificial atual também pode ser utilizada para analisar grandes quantidades de dados e oferecer informações valiosas sobre o terreno e as possíveis ameaças de minas em uma determinada área.

Ou seja, pelo menos por enquanto, não precisamos nos preocupar com uma IA assassina. Mas é melhor não dar ideias para alguns governos mais autoritários.

 

Armas biológicas

Uma arma biológica utiliza organismos visos ou produtos biológicos como agentes de enfermidades para causar danos aos seres humanos, animais ou plantas.

Se um laboratório desenvolver uma arma biológica extremamente poderosa, uma doença extremamente contagiosa e mortal pode se estender rapidamente em todo o planeta, provocando uma pandemia global que colocaria em risco a humanidade.

Leve em consideração que o desenvolvimento de armas biológicas é proibido por lei em muitos países, justamente por conta do enorme potencial destrutivo. Porém, uma cepa pode simplesmente escapar por problemas técnicos, se tornando transmissível em larga escala.

Ou seja, pelo sim, pelo não, vamos ficar de olho neste aspecto do desenvolvimento científico. A última coisa que precisamos neste momento é um vírus de laboratório escapando para tomar conta da população.

 

Armas nucleares

Esse é o risco mais factível neste momento.

Os países que contam com armas nucleares não compartilham informações detalhadas sobre suas capacidades. E algumas das armas nucleares mais poderosas são as bombas de hidrogênio, que pode ter um poder destrutivo muito maior que a bomba atômica.

O desenvolvimento e o uso de armas nucleares é algo muito controverso, e é proibido por leis internacionais por conta de todos os perigos que esse tipo de armamento pode gerar para a humanidade.

 

O desaparecimento da internet

Se a internet simplesmente desaparecer, os impactos na sociedade e na economia global seriam enormes.

Atividades comerciais, de comunicação e de acesso à informação dependem hoje da internet. Sem essa rede, o caos em muitos aspectos da vida moderna seria imediato, com graves efeitos na economia global.

Sem falar no impacto da segurança nacional de muitos países, já que vários sistemas críticos de segurança estão diretamente relacionados com a internet.

De um modo geral, se a internet um dia acabar, vamos viver um cenário de caos e, com isso, o início do fim de muita coisa. Porém, esse é o único cenário de desastre descrito neste artigo onde a humanidade ainda conta com razoáveis chances de sobrevivência.


Compartilhe
@oEduardoMoreira