Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Como a Xerox previu o futuro da tecnologia em 1979

Como a Xerox previu o futuro da tecnologia em 1979

Compartilhe

A visão que o passado tinha sobre o futuro é sempre curiosa e peculiar. E algumas empresas de tecnologia daquela época apresentavam entendimentos muito interessantes sobre como seriam as próximas décadas dentro do setor.

Um exemplo claro disso é o vídeo da Xerox que mostra uma visão futurista da interação com computadores em 1979. Na época, o conceito de computador pessoal estava nascendo, e a ideia de internet tal e como conhecemos hoje não era sequer mencionada de forma mais ampla.

Vamos então perder alguns minutos de nossas vidas para apreciar essa visão de futuro da Xerox, e traçar um paralelo com a nossa realidade prática.

 

Era tudo muito diferente naquele tempo

Em 1979 (ano em que o cidadão que escreve essas linhas nasceu), o mundo da informática era bem diferente. Não existia muitas conversas sobre os computadores pessoais, já que a Apple e outras empresas apresentaram o conceito de forma muito recente. E a internet ou os e-mails ainda eram tecnologias restritas.

Mas nada disso impediu que a Xerox colocasse um contexto bem alinhado com a nossa realidade prática de presente. No vídeo publicado pelo Computer History Museum, o personagem central utiliza o computador para verificar e imprimir e-mails na sua rotina de trabalho, e o relatório produzido foi reenviado para outras áreas dentro da empresa de forma ágil.

Em dado momento, o protagonista se surpreende ao ao ver flores na tela do computador, revelando seu aniversário de casamento, o que pode muito bem ser uma referência às mensagens animadas por e-mails que foram muito populares na década de 1990.

Também merece destaque a interação aparentemente vocal com o computador, algo inovador para a época e comum para os dias de hoje. Chega a ser surpreendente essa visão de futuro da Xerox, considerando a data de lançamento do vídeo: em 1979, a tecnologia da informação era algo incipiente, e vislumbrar tudo isso naquele tempo era basicamente prever boa parte do que viria em um futuro a médio e longo prazos.

 

Xerox fez por onde prever tudo isso

A Xerox era uma das principais empresas de tecnologia da época. A apresentação do Xerox PARC materializou a marca como uma instituição visionária, que buscava criar o futuro por meio da inovação tecnológica.

Vale a pena lembrar que antes do Apple I chegar ao mundo, o Xerox Alto foi lançado em 1973, como o primeiro computador concebido para uso através de uma interface gráfica de usuário.

Tanto, que Steve Jobs “se inspirou com muita força” na proposta da Xerox para lançar o Apple Lisa e o Macintosh. Todo mundo conhece hoje a história da visita de Jobs às instalações do Xerox PARC em 1979, onde teve contato com o Xerox Alto e sua interface gráfica… e o resto é história.

A Xerox tinha mentes brilhantes que faziam parte do conceito do Xerox PARC, todas elas dedicadas a imaginar o futuro e desenvolver ferramentas para alcançá-lo. E o mais importante de tudo isso é a filosofia da empresa ia além da previsão de futuro, construindo as próximas décadas em função dessas visões.


Compartilhe
@oEduardoMoreira