Eu reconheço que tenho problemas para dormir.
Antes, eu não diagnosticava esse comportamento como um problema, pois estava acostumado a ter hábitos noturnos. Sempre busquei as madrugadas para ser produtivo com os artigos do blog e edições dos vídeos no YouTube nos horários onde eu recebia menos alertas e telefonemas no smartphone.
Porém, conforme a idade vai avançando, o meu corpo vem sentindo os efeitos do tempo, e a necessidade de dormir mais e melhor se faz presente.
Por isso, estou produzindo este artigo para mim mesmo, e para você, que também está com dificuldades para dormir. E há quem diga que dá para cair no sono em apenas 60 segundos.
Vamos entender melhor como esses métodos funcionam.
O método 4-7-8
Andrew Well, da Universidade de Hardvard, descobriu uma técnica que promete para qualquer pessoa entrar em estágio de sono em apenas 60 segundos.
Esse sistema é conhecido como “método 4-7-8”, onde o indivíduo respira por 4 segundos, segura a respiração por 7 segundos para depois expirar por 8 segundos. O especialista garante que se você repete o processo três vezes antes de dormir, você vai alcançar o estágio de relaxamento mais rápido e, com isso, cair no estágio de sono mais rápido.
Esse método é muito parecido com os procedimentos de respiração utilizados no sistema ‘mindfullness’ da medicina budista. O segredo do 4-7-8 está também na limpeza de qualquer pensamento que não seja o desejo de dormir rapidamente.
A combinação de fatores é o que vai permitir alcançar o sono em apenas um minuto, principalmente o ato de segurar a respiração por 7 segundos. Isso faz com que o oxigênio circule melhor com os pulmões cheios de ar após uma respiração profunda.
Mas existem outros métodos que podem ajudar na busca rápida pelo sono depois de um dia mais estressante.
Relaxamento muscular
Aqui, você precisa se colocar em uma posição cômoda, barriga para cima e braços e pernas abertos. Depois, inspire profundamente e solte o ar lentamente.
Repita o processo por pelo menos três vezes. Dessa forma, os músculos do corpo vão se relaxando, e você vai conseguir dormir rapidamente.
Ouvir uma música relaxante
A música acalma a mente, o corpo e a alma. Logo, use a música como a sua aliada para cair no sono.
Monte uma playlist em alguma plataforma de música por streaming com canções para relaxamento. Também é possível encontrar sequências de músicas com esse tema no YouTube, pois vários canais disponibilizam esses temas já em sequência.
Vale a pena também reproduzir sons da natureza, do mar e sons de chuva (este último é o meu preferido).
Se você combinar as técnicas de respiração que já mencionei neste artigo com música relaxante ou sons da natureza, você tem grandes chances de ter um sono muito tranquilo.
Manter os olhos abertos
Pode ser algo controverso, mas para algumas pessoas é algo eficiente e bem simples de se entender sua validade.
Deixar os olhos abertos de forma premeditada é um esforço que pode trabalhar como uma espécie de psicologia reversa para o cérebro, aumentando assim o desejo de dormir com o passar do tempo.
Porém, esse não é um método que vale para todo mundo. Para algumas pessoas, isso não serve para absolutamente nada.
Outros truques para encontrar o sono
O ambiente do seu quarto deve estar devidamente ajustado para você encontrar uma boa noite de sono. Cinco aspectos são importantes para alcançar esse objetivo:
- Ajuste a iluminação do ambiente;
- Elimine todos os ruídos que podem incomodar;
- Ajuste a temperatura do quarto a seu gosto;
- Mantenha o corpo confortável, com ou sem roupas para dormir;
- Use a aromaterapia, que pode ser útil ao conciliar com outros métodos mencionados neste artigo.