Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » O segredo do café perfeito, segundo a ciência

O segredo do café perfeito, segundo a ciência

Compartilhe

Algumas pessoas que eu conheço simplesmente bebem café porque gostam (é o meu caso). Já outros tornam esse hábito uma verdadeira obsessão, e ficam enchendo o meu saco o tempo todo.

Eu sei que aquilo que eu bebo no Starbucks não é café, mas eu gosto assim mesmo (me patrocina, Starbucks). E não fico cagando regra sobre como as outras pessoas devem tomar o precioso líquido que salva a humanidade do caos.

Não ficava. Hoje, vou usar a ciência a meu favor para dizer para os “especialistas” em café que eles estavam errados o tempo todo no preparo da bebida.

 

O segredo do café perfeito, segundo a ciência

Um estudo liderado pelo Dr. Christopher Hendon revela as principais características para se obter o melhor café. E logo de cara, ele destaca que a umidade interna nos grãos de café influencia na qualidade final da bebida.

A fricção ao moer os grãos gera eletricidade estática, prejudicando a qualidade do café. A umidade reduz essa eletricidade, resultando em um expresso mais rico em sabor.

Adicionar água antes de moer os grãos diminui a eletricidade estática, intensifica o sabor e reduz o desperdício, segundo os cientistas.

O artigo científico também destaca a importância da hora do dia para tomar café, visando benefícios como a perda de peso. E o simples fato de um vulcanólogo participar do estudo revela a abordagem interdisciplinar nesta pesquisa sobre como obter o melhor café da sua vida.

 

Outros pontos importantes

A umidade dos grãos não é o suficiente para se obter o melhor café, segundo a ciência. Outros elementos são importantes no processo, e não podem ser ignorados.

Recomenda-se escolher grãos de qualidade e torrá-los pessoalmente para preservar aroma e sabor. Moer os grãos no momento da preparação evita a oxidação e a perda de propriedades essenciais.

Além disso, a água da torneira ou do filtro pode conter impurezas prejudiciais ao sabor do café. Por isso, é mais do que recomendado o uso água pura ou mineral.

O artigo encoraja a experimentação com diferentes métodos de preparo para encontrar a melhor opção conforme as preferências e o orçamento de quem vai beber o café.

 

Qual é o melhor café para você?

Gosto não se discute, obviamente. E até eu reconheço que colocar açúcar ou adoçante no café é a forma errada de consumir a bebida. Porém, de amarga já basta a minha vida, e não sou obrigado a seguir todos os modismos e conselhos de pessoas que, em muitos casos, adoram cagar regra.

O melhor café é aquele que me dá o prazer e a satisfação em consumir a bebida sem culpa ou pecado. É o que alimenta a minha alma e me mantém desperto. É aquele que me impede de me tornar um psicopata contra gente chata.

Logo, eu recomendo que você siga as dicas da ciência se você realmente entende que é divertido e vale a pena alcançar o melhor café por excelência, e tem condições financeiras para isso.

Tal e como acontece para praticamente tudo nessa vida, o melhor café é aquele que é o melhor para você, independente daquilo que as pessoas (e a ciência) vão dizer.


Compartilhe
@oEduardoMoreira