Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Como dormir melhor usando a tecnologia

Como dormir melhor usando a tecnologia

Compartilhe

Não é a primeira vez que falo sobre isso neste blog, porque eu sou uma das pessoas que sofre com a insônia e dificuldades para cair no sono. Minha tendência é ir dormir muito tarde e acordar muito cedo, o que está acabando com a minha saúde física e mental.

Por isso, buscar soluções no mundo da tecnologia é uma das minhas missões na vida, e acredito que outras pessoas que estão na mesma situação que eu também estão procurando algo que dê fim para esse problema.

Então, vou compartilhar com você algumas soluções tecnológicas que podem ajudar na busca do sono de qualidade.

 

Vamos deixar claro uma coisa

Antes de começar a apresentar as soluções que encontrei, é muito importante deixar claro uma coisa.

As soluções que vou apresentar a partir de agora não garantem a entrega do bom sono para todas as pessoas. Na prática, os dispositivos e aplicativos facilitam a prática de técnicas para o desenvolvimento do sono que já existem a séculos.

Tais técnicas também podem ser encontradas em livros e plataformas especializadas em páginas web e na mídia tradicional. Logo, a tecnologia não está reinventando a roda neste caso.

Leve em consideração que a tecnologia não entrega uma solução mágica para os problemas do sono. É fundamental que você crie uma rotina de descanso, onde você vai dormir e acordar na mesma hora todos os dias, evitar a exposição à telas brilhantes antes de se recolher e outras medidas que dependem muito mais de você do que das soluções que serão apresentadas neste conteúdo.

 

Aplicativos e dispositivos de monitoramento do sono

Tanto o seu smartphone como a pulseira inteligente ou relógio inteligente podem monitorar o seu sono, estabelecendo um padrão do seu comportamento durante o período de descanso para orientar como você pode melhorar o seu desempenho neste aspecto.

Alguns aplicativos podem realizar esse rastreamento da qualidade do sono e oferecer conselhos para você dormir melhor. Alguns desses apps contam inclusive com a função de despertador suave e meditações que podem ajudar a preparar o corpo e a mente para descansar.

Lembrando sempre que os relógios e pulseiras inteligentes são mais eficientes para medir a qualidade do sono, já que conta com sensores integrados que monitoram o seu comportamento e funções vitais.

 

Luzes de sono

As luzes de sono nada mais são do que lâmpadas ou luzes integradas nos ambientes que mudam de cor e brilho durante o dia para simular o ciclo natural da luz do sol.

Essas lâmpadas devem ser usadas em casas, apartamentos ou escritórios que não contam com muita presença da luz natural, ficando naturalmente mais escuros do que os cômodos que contam com janelas mais amplas.

Isso pode ajudar a regular o chamado ritmo circadiano do corpo, o que vai ajudar a promover um sono mais profundo durante à noite. Alguns conjuntos de LED e lâmpadas podem simular a luz do sol, recebendo programações de rotinas integradas com assistentes inteligentes.

 

Terapia da Luz

Esse método está diretamente relacionado com o item anterior.

A Terapia da Luz existe para tratar o transtorno afetivo estacional, mas também pode ajudar a melhorar o sono das pessoas que não estão conseguindo dormir com qualidade pelos mais diferentes motivos.

Um dispositivo especial é utilizado para emitir a luz brilhante durante um período específico a cada manhã, com o objetivo de simular a luz do sol e regular o ritmo circadiano do corpo.

Dessa forma, o seu corpo vai se adaptando de forma menos abrupta ao processo de amanhecer. Com o passar do tempo, a qualidade do sono como um todo vai aumentando através deste processo.

 

Máquinas de ruído branco

As máquinas de ruído branco emitem sons monotônicos e constantes, como o som do mar ou do vento, que podem ajudar a bloquear o ruído ambiente para promover um sono mais profundo.

Você não precisa comprar um dispositivo em específico para obter o ruído branco. O seu smartphone pode atuar como reprodutor sonoro, tanto a partir de aplicativos específicos para essa finalidade como em playlists disponíveis no YouTube ou Spotify que contam com esses efeitos sonoros.

Também é altamente recomendada a reprodução de sons da natureza, como o som de chuva, que é o meu preferido.

 

Sensores de movimento

Alguns colchões e travesseiros inteligentes contam com sensores integrados que são capazes de medir o movimento do usuário durante a noite. Dessa forma, os dispositivos podem estabelecer os padrões de sono da pessoa, e dessa forma pode oferecer sugestões para melhorar a qualidade do sono.

Este aspecto é um pouco mais complexo do que as demais soluções apresentadas neste conteúdo, já que estamos falando de sensores que normalmente são caros e que só mostram a raiz do problema na maioria dos casos, sem necessariamente entregar uma solução.

Quero dizer, não existem motores integrados nos colchões e travesseiros que podem oferecer uma massagem relaxante ou um ajuste de temperatura para que o corpo do usuário possa se sentir mais confortável para alcançar um bom sono. Ele só informa onde está o problema e nada mais.

 

Conclusão

Existem algumas opções para que você possa descobrir por que o seu sono está prejudicado, onde alguns recursos também ajudam a alcançar um bom descanso durante à noite.

Logo, cabe a você pesquisar e tentar algumas dessas soluções tecnológicas. Quem sabe um desses recursos podem efetivamente entregar uma solução antes mesmo de você começar a usar medicamentos e recursos químicos que podem levar a uma dependência muito indesejada para pessoas mais sensíveis.

A tecnologia existe para melhorar a vida das pessoas em um sentido amplo, e a qualidade do sono gera impactos diretos na nossa saúde mental e física. Dormir bem é um investimento a longo prazo que você faz em você mesmo.

Procure não ficar devendo para a sua saúde. Eu estou tentando pagar minha dívida comigo mesmo. Pode acreditar.


Compartilhe
@oEduardoMoreira