Compartilhe

Depois de tanto tempo com a mídia falando sobre o coronavírus e o arsenal de notícias, dicas, recomendações e fake news em torno do assunto, uma das poucas coisas que parecem estar muito claras para todo mundo é que uma das medidas mais eficientes para evitar infecções é lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, pelo menos.

Existem algumas dicas para calcular esses tais 20 segundos para lavar as mãos. Uma das mais eficientes é contar até 20 com a maior calma do mundo. Outra, que é mais subjetiva, é cantar o “Parabéns Pra Você” lavando as mãos. Porém, o andamento das pessoas para cantar essa música pode variar.

Pois bem, alguém quis dotar um pouco de variedade à prática de lavar as mãos, com o site Wash Your Lyrics, que combina automaticamente a letra de uma música de nossa escolha com as instruções oficiais sobre a melhor forma de lavar as mãos.

 

 

O programador britânico William Gibson criou a ferramenta, que é bem fácil de ser utilizada: basta preencher o formulário que o site oferece com o nome do intérprete e o título da canção a ser utilizada no processo, e a ferramenta extrai automaticamente as letras da canção (a partir da plataforma Genius.com) e encaixa essa letra, linha por linha, sobre o infográfico que o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido tornou público com as instruções corretas para lavar as mãos.

A ferramenta ainda não é perfeita, já que não se sai muito bem com outros idiomas além do inglês. Em alguns casos, inclusive, as letras adicionadas no Genius.com deixam espaços extras entre as linhas, e algumas imagens ficam sem legendas, ou as mesmas aparecem em branco.

Mesmo assim, o que vale aqui é o desejo de ajudar as pessoas. O Wash Your Lyrics pode ser uma ferramenta de gamificação muito útil para evitar que você caia na rotina e se distraia da preocupação em lavar as mãos direito, uma vez que essa é uma das medidas de prevenção mais recomendadas diante do cenário de caos que enfrentamos nesse momento.

 

 

Via The Verge


Compartilhe