Press "Enter" to skip to content
Início » Games » Como reconstruir um jogo do Game Boy Advance apenas pelos sons dos seus erros

Como reconstruir um jogo do Game Boy Advance apenas pelos sons dos seus erros

Compartilhe

O renomado modder e youtuber “TheZZAZZGlitch” tem como especialidade provocar glitches e falhas em jogos de Pokémon, especialmente nos games das primeiras gerações.

Apesar de não serem imortais, os cartuchos da família Game Boy demonstram relativa robustez. Mas detalhes como baterias esgotadas, fricção nos conectores e flexão do PCB podem resultar em falhas nos jogos.

Mas dessa vez, o “TheZZAZZGlitch” decidiu dar um passo além na sua proposta, tentando reconstruir o conteúdo completo de um jogo do Game Boy Advance utilizando apenas as falhas sonoras do jogo.

 

Explorando os erros para criar algo novo

A reconstrução de algo a partir de alguma coisa que dá errado é algo até filosófico e reflexivo. Essa máxima se aplica também em nossa vida prática, pois podemos sempre aprender com os nossos erros para nos reinventar.

É que quando abordamos essa teoria em jogos de videogames, isso (de fato) fica menos edificante do que parece. Mas não posso negar que a proposta é igualmente boa neste caso.

“TheZZAZZGlitch” se aproveita das falhas sonoras dos jogos do Game Boy Advance para reconstruir o conteúdo completo do cartucho, utilizando apenas o áudio dessa falha. E isso, de algum modo, é algo minimamente genial.

Entendendo melhor o conceito: o Game Boy Advance transmite o som usando DMA e um pequeno buffer em RAM. Quando uma falha acontece, a interrupção se perde, fazendo com que o ponteiro DMA continue enviando o conteúdo da memória ao alto-falante como se fosse um áudio como outro qualquer.

E é nesse momento que “TheZZAZZGlitch” aproveita a brecha criada para criar a sua mágica.

 

Não é tão fácil quanto parece

Após quase duas horas de espera, “TheZZAZZGlitch” obteve um som de 8 bits a 13.1 kHz. Com um script em Python e correção de bugs, ele alcançou uma reconstrução com 99.76% de precisão, elevando posteriormente para 99.979% ao combinar três gravações usando um algoritmo.

Mesmo assim, a precisão não foi suficiente. Então, ao adotar sete dumps diferentes, a restauração da ROM atingiu os 100%, e o jogo foi completamente restaurado.

A segunda metade do vídeo publicado por ele tem foco na repetição do processo com hardware real, incluindo um cartucho falso de Pokémon Emerald. Foram necessárias 45 gravações para atingir 99.9837%, mas o jogo iniciou corretamente.

Sem bateria dedicada, os savegames desse cartucho falso são armazenados na mesma memória Flash onde o jogo foi colocado. “TheZZAZZGlitch” sugere que pretende explorar melhor a sua solução para poder salvar de forma adequada os progressos do jogo no futuro.

E eu nem consigo dimensionar o trabalho que deu para alcançar esses resultados. Sendo bem sincero, entendo que isso aqui é fruto de muito tempo livre e dedicação para alcançar esse objetivo.

O que não me impede de reconhecer o esforço e os resultados práticos alcançados. Eu mesmo não teria conseguido tal feito.


Compartilhe
@oEduardoMoreira