Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Dicas para se manter mais concentrado em suas tarefas, segundo a ciência

Dicas para se manter mais concentrado em suas tarefas, segundo a ciência

Compartilhe

Acredite, você não é o único que está tentando melhorar a sua capacidade de concentração.

Ter o foco em uma única coisa no dia a dia é uma missão praticamente impossível para algumas pessoas. Escola, trabalho, filmes, tarefas domésticas ou até mesmo nas atividades recreativas: o ser humano está mais disperso, de um modo geral.

Muitas pessoas desejam melhorar sua capacidade de concentração, mas não adotam uma visão cética sobre os truques e estratégias disponíveis na internet.

E é por isso que este artigo tenta abandonar as dicas online que todo mundo já viu para ter um olhar mais embasado na ciência sobre o assunto.

 

Identificando a raiz do problema

Segundo o neurólogo Kirk Daffner, nossos níveis de concentração podem variar devido a vários fatores, incluindo a idade e o consumo de substâncias como álcool e medicamentos. E nos últimos tempos, nosso estado de saúde geral e o excesso de informações e estímulos que recebemos diariamente podem ser os principais fatores que afetam nossa atenção e concentração.

Uma técnica proposta pela neuropsicóloga Kim Willment é dedicar 30 minutos à leitura e usar alarmes a cada cinco minutos para avaliar nossa concentração. Muitos usuários utilizam nas jornadas laborais o método Pomodoro, que se tornou eficiente para ajudar os profissionais a se concentrarem de forma produtiva e útil em suas tarefas.

As práticas de mindfulness e meditação também podem ajudar a melhorar a atenção e a memória, pois criam sistemas de contrastes nos padrões mentais, o que facilita o cérebro a reter aquela informação de forma mais consistente. Estabelecer um campo seguro para que nossa mente possa trabalhar de forma adequada faz todo o sentido do mundo.

E o mindfulness não tem nada a ver com ser um cabeça oca ou um burro. E é importante deixar isso bem claro.

 

Dicas REALMENTE eficientes para aumentar a concentração

Para melhorar a concentração, é importante evitar distrações, como desativar o celular ou dedicar um tempo específico para o e-mail. E muitos de nós, meros mortais, perdemos muito tempo na vida com tantos alertas durante a rotina de trabalho.

Experimente desligar os alertas do smartphone por uma manhã, e você verá como você conseguiu ser produtivo durante um período em que antes você não conseguia fazer tanta coisa como gostaria.

Descansos regulares também são importantes, usando técnicas como o já mencionado método Pomodoro. Porém, é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo de descanso. Caso contrário, você mata a sua produtividade por outras vias.

A música pode ajudar ou atrapalhar a concentração, dependendo do tipo de tarefa que estamos realizando. Confesso que estou utilizando durante o sono e em algumas jornadas mais longas de trabalho nos blogs o método de áudio binaural, que estimulam o cérebro a se preparar melhor nessas atividades em que eu preciso ter um pouco mais de atenção.

Por outro lado, músicas muito agitadas não me deixam mais tão concentrado como antigamente, o que pode ser um sinal da idade avançando (44 anos nas costas… vamos combinar que…).

O consumo de cafeína também pode ajudar, mas é importante usá-lo com cautela e evitar bebidas com altos níveis de açúcar. E aqui, eu faço o meu “mea culpa”: não sou adepto do café sem adoçante, mas sei que os cafés mais fracos ajudam a liberar a cafeína, o que não deixa de ser ume estimulante para o cérebro.

Mudar nossos hábitos cotidianos, como dormir melhor, fazer exercícios e ter uma dieta saudável, pode ajudar a melhorar a concentração. Sem falar que um melhor condicionamento físico nos torna mais produtivos, o que nos libera mais tempo para fazer as coisas que mais gostamos.

Por fim, treinar nosso cérebro também pode ajudar a envelhecer melhor e manter uma melhor qualidade de vida por mais tempo, algo que basicamente qualquer pessoa racional deseja ter no fim de sua jornada neste planeta complexo e cheio de problemas chamado Terra.


Compartilhe
@oEduardoMoreira