Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Seja produtivo como Benjamin Franklin

Seja produtivo como Benjamin Franklin

Compartilhe

Benjamin Franklin é “apenas” o Pai Fundador da nação doravante conhecida hoje como Estados Unidos da América, pois foi ele quem redigiu a Declaração da Independência desse país. Além disso, ele é o inventor dos para-raios e das lentes bifocais, entre centenas de outros itens. Ou seja, sua relevância e legado para a humanidade são inestimáveis.

Como bônus, Benjamin Franklin também deixou para a humanidade um método de produtividade que até hoje é considerado algo quase perfeito, e qualquer um de nós pode se aproveitar dele para sermos mais produtivos na vida.

Neste artigo, vou compartilhar com você como era esse método de produtividade de Benjamin Franklin. Quem sabe assim eu e você conseguimos produzir mais e melhor.

 

Aprendendo com uma das pessoas mais produtivas do seu tempo

Dá para dizer que Benjamin Franklin estava na frente do seu tempo até mesmo nos aspectos de produtividade. Afinal de contas, com tantos inventos e ainda o tempo disponível para ser diplomata e um dos responsáveis diretos pelo nascimento de uma das nações mais importantes do mundo são provas que ele não perdia tempo algum para construir o seu legado.

Aliás, Franklin ainda encontrou tempo na vida para produzir a sua autobiografia. E neste livro, ele deixou a sua receita para uma maior produtividade, que é até bem simples de se aplicar, desde que você tenha disciplina e não perca o foco.

Franklin tinha uma rotina diária que foi registrada em seu diário, onde cada hora do dia estava perfeitamente programada. E aqui, já temos um problema: se você detesta ter que fazer sempre as mesmas coisas todos os dias, esse método simplesmente não vai funcionar no seu estilo de vida.

Por outro lado, muitas pessoas já seguem uma rotina metódica e programada, pois se sentem confortáveis com isso. A grande diferença de Benjamin Franklin para os demais mortais neste aspecto era na forma em como ele dividia o tempo para realizar as suas tarefas. E é aqui que está a parte que mais nos interessa.

Franklin acordava às 5h da manhã e não começava a trabalhar até as 8h. Ele dedicava as três primeiras horas do seu dia para tomar banho e comer o seu café da manhã. Além disso, ele fazia algo muito importante para ele mesmo: se perguntava “O que eu farei bem neste dia?”

Essa pergunta o motivava a trabalhar duro e preparava a sua mente para fazer coisas produtivas. E eu acredito que isso faz toda a diferença para qualquer pessoa, não importa se essa pessoa é um gênio criativo, um blogueiro de tecnologia ou alguém que tem um emprego comum e banal.

Outro fato interessante identificado na rotina de Benjamin Franklin era o fato dele não ser escravo do trabalho. Ele destinava 8 horas por dia para as suas atividades laborais que eram divididos em dois turnos de 4h cada: entre 8h e 12h, pausa de 2h para o almoço, leitura ou verificar as contas, e novo turno de trabalho entre 14h e 18h.

Entre 18h e 22h, Franklin tinha 4 horas livres para fazer o que quiser, de ouvir música e conversar até se divertir. E nesse momento, ele também se perguntava: “Que coisas boas eu fiz neste dia?”. Dessa forma, ele se recompensava mentalmente por tudo o que tinha feito e, se algo desse errado, ele procurava identificar os erros, reorganizava a sua agenda do dia seguinte e colocava como uma de suas prioridades superar aquele obstáculo.

Benjamin Franklin normalmente ia dormir às 22h e, dessa forma, conseguia descansar por 7 horas. E, no final, ele não tinha uma agenda muito diferente da maioria das pessoas que eu conheço e, ao mesmo tempo, ele contava com uma organização absolutamente impecável e difícil de ser superada, pois conseguia aglutinar todas as atividades e ainda 7 horas de descanso em um dia de 24 horas.

Por fim, Franklin reconheceu que em muitos dias ele não conseguiu cumprir com o seu cronograma tal e como ele originalmente planejou, por conta dos múltiplos compromissos que ele abraçava por ser quem ele era. Mas o mais importante era justamente criar uma rotina diária para educar o seu cérebro para, dessa forma, funcionar quando ele precisa funcionar e descansar quando for necessário.

O método de produtividade registrado por Benjamin Franklin exige, acima de tudo, disciplina daqueles que vão tentar organizar o seu tempo em função dele. Por outro lado, pode ser algo muito eficiente. Se você personalizar o tempo de trabalho e os horários ao seu ritmo e estilo de vida, as chances de você se tornar mais eficiente e competitivo nas tarefas laborais e profissionais aumentam consideravelmente.

Antes de terminar, quero compartilhar o meu formato de agenda de produtividade:

  • 6h: acordar
  • Entre 6h e 8h: café da manhã e primeiras notícias
  • Entre 8h e 11h: primeiro turno de trabalho
  • Entre 11h e 15h: almoço, responder e-mails, gravar vídeos e podcasts
  • Entre 15h e 17h: segundo turno de trabalho
  • Entre 17h e 23h: tempo livre para qualquer coisa

Detalhe: cumpro essa rotina de segunda a quinta, já que me organizei para trabalhar apenas quatro dias na semana (entre sexta e domingo estou livre, e tenho assim um final de semana de três dias).

Espero ter ajudado de alguma forma.


Compartilhe
@oEduardoMoreira