Se tem uma coisa que é realmente desagradável para muitas pessoas é ter que escolher uma roupa para sair de acordo com o tempo que está fazendo lá fora. Chuva, frio, sol, tempestade de granizo, meteoros caindo do céu e outros eventos meteorológicos podem interferir nessa escolha que é muito importante para alguns mais preocupados com a própria imagem.
Mas existe um aplicativo (para variar) que pode ajudar nessa importante decisão. O DINA não apenas oferece informações sobre a previsão do tempo na sua região, como também ajuda na escolha da roupa que você deve usar ou levar na sua jornada diária.
Como o DINA funciona?
É importante deixar bem claro que este não é um aplicativo de moda, mas sim um app que se baseia na previsão do tempo para construir o outfit do usuário. Ou seja, ele decide se você deve usar ou não jaqueta de frio em um dia com 27 graus, ou luvas em uma noite de 18 graus e até mesmo protetor solar no calor do Rio de Janeiro.
O aplicativo é mais preciso do que tento demonstrar de forma jocosa no parágrafo anterior. Ele pode inclusive indicar o número de peças que você deve usar de acordo com a previsão do tempo para aquele dia, além de mostrar as recomendações para cada hora do dia.
Esse último recurso é bem vindo para quem mora em São Paulo, onde naturalmente as quatro estações do ano se fazem presentes ao longo do dia.
O DINA deixa a previsão do tempo ainda mais completa e precisa quando agrega outros fatores, como vento, humidade, porcentagem de chuva ou sol e outros fatores. As recomendações de roupa podem variar de hora em hora, se necessário.
Após a instalação do aplicativo no smartphone, ele pergunta algumas das características físicas do usuário (tom de pele, altura, peso, etc), para ajustar as recomendações para o seu porte físico. Por exemplo, usuários mais magros precisam de mais peças de roupa para se prevenir do frio, e aqueles com pele mais clara precisam usar o protetor solar nos dias de sol forte.
É claro que ele conta com inteligência artificial…
E nem podia ser diferente.
O DINA funciona com redes neuronais avançadas e inteligência artificial para tentar prever qual é o frio ou calor que o usuário vai sentir durante o dia, se adaptando inclusive às preferências de peças de roupas do próprio usuário.
Com o passar do tempo, o aplicativo vai melhorando as suas recomendações, sempre considerando todas as variáveis climáticas e até mesmo se o corpo do usuário vai mudando (se ele ganha ou perde peso, por exemplo).
O DINA é gratuito, e está disponível na Google Play. Ele não tem anúncios ou compras dentro do app, o que é uma ótima notícia.