Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Discmaster concentra 11.6 TB de CD-ROMs dos anos 80 e 90

Discmaster concentra 11.6 TB de CD-ROMs dos anos 80 e 90

Compartilhe

O Discmaster é um site que chegou ao mundo recentemente, e já está fazendo um bom barulho na internet. Ele foi criado por Jason Scott, um dos mantenedores do Archive.org, e temo com o objetivo abrigar mais de 117 milhões de arquivos que saíram de mais de 7.000 CD-ROMs diferentes.

No total, são 11.6 TB de dados distribuídos em mais de 600 milhões de fotos, mais de 27 milhões de documentos de texto, 3 milhões de arquivos de áudio, meio milhão de canções e outros tipos de arquivos das mais diferentes categorias.

O potencial do Discmaster é enorme para atender aos anseios dos mais nostálgicos, e qualquer um de nós pode se beneficiar do conteúdo armazenado nele. Por isso, vale a pena conhecer o serviço um pouco mais de perto.

 

Um potente motor de busca da nostalgia

Se tem uma palavra que define o Discmaster, essa palavra é: nostalgia.

A estética do site é bem simples, e faz referência direta aos primeiros anos da World Wide Web, no melhor estilo dos 640 pixels, onde a regra vale para as cores e os links. Porém, por baixo de toda essa cara retrô, o site esconde um poderoso motor de busca com um processamento impressionante.

Com isso, a sua interação é muito ágil e simplificada. Se o seu interesse é a pesquisa em softwares históricos ou vintage, o Discmaster é a ferramenta perfeita, pois pode localizar arquivos que foram considerados perdidos pela ação do tempo.

O site não possui o certificado de segurança SSL, mas pode ficar tranquilo, pois seu conteúdo é considerado confiável. Além disso, ele não armazena cookies e até possui um contador de visitas, no melhor estilo dos sites dos anos 90.

Além disso, ele funciona com navegadores novos e antigos, já que ele não exige CSS, JavaScript ou HTTPS. E não deixa de lado recursos disponíveis em sites modernos, como ajustes de escala ou zoom das imagens e vídeos, ou ajustar a velocidade de reprodução de vídeos, entre outros.

 

Como usar o Discmaster da forma adequada

Basta clicar em “Search” na parte superior de sua interface, e uma barra de buscas vai aparecer. Para quem digitar os termos em inglês, terá mais chances de obter resultados mais amplos ou precisos.

No Discmaster, é possível localizar fotos antigas e áudios de diferentes categorias, incluindo é claro os sons de inicialização de sistemas operacionais do passado. E pode inclusive repetir um hábito que os usuários de informática adotaram durante muito tempo, que é a customização dos sons do sistema.

Iniciativas como essa existem para atender usuários de todos os grupos e em todos os tipos de público. Os mais veteranos no mundo da informática certamente ficarão fascinados em poder voltar a acessar programas e arquivos que muitos entendiam que estavam mortos no passado. E os mais novos poderão conhecer melhor tudo o que muitos de nós vivemos no mundo da informática e, principalmente, nos primeiros anos de internet.

Recomendo fortemente que qualquer internauta mais curioso dê ao menos uma olhada no Discmaster, pois essa é uma das raras iniciativas na internet que aproveitam de forma muito positiva a cultura dos softwares que hoje estão na categoria de abandonwares.


Compartilhe
@oEduardoMoreira