No momento em que esse post for ao ar, estaremos no escaldante verão brasileiro e, com alguma sorte, eu me refrescarei em alguma piscina. Mas a grande maioria de nós (eu, inclusive), precisa tentar se salvar do calor com os ventiladores.
Pode parecer uma loucura dizer isso enquanto você transpira como um porco dentro da sauna, mas dormir com o ventilador ligado em cima do seu corpo nesse calor pode ser um grande problema. E é importante avisar isso para você, pois eu me considero seu amigo.
Neste post, vamos mostrar todas as desvantagens que a prática em deixar o ventilador ligado durante as noites de escaldante verão brasileiro podem entregar para a sua saúde.
Onde o ventilador à noite pode ser o vilão na sua saúde
De acordo com o site Sleep Advisor, os ventiladores sopram ar seco dentro da sua casa, e isso pode resultar em múltiplos problemas de saúde. A única boa notícia é que esses problemas não são tão sérios a ponto de levar você ao óbito, mas relevantes o suficiente para resultar em alguns gastos indesejados na farmácia.
Esses problemas podem ir da pele seca até a sinusite. O ar seco extremo sobre o seu corpo produzido pelo ventilador ligado durante à noite pode resultar em um excesso de mucosidade para compensar a baixa umidade. Logo, você fica mais suscetível à obstrução e congestão nasal, o que vai resultar em dores de cabeça por causa da sinusite.
O ventilador ligado durante a noite em cima do seu corpo pode provocar dores musculares, principalmente quando o vento está diretamente voltado para o seu corpo. O vento concentrado pode fazer com que o seu corpo fique tensionado, o que vai resultar em câimbras indesejáveis durante o sono.
Tudo bem, são coisas ruins, mas totalmente administráveis. E isso não quer dizer que o uso do ventilador só resulta em problemas na sua vida.
Tem alguma vantagem no uso do ventilador à noite?
Tem sim.
O uso do ventilador durante à noite resulta em efeitos colaterais óbvios e que qualquer pessoa que adota a prática sabe muito bem: a redução de temperatura corporal e a melhor circulação de ar. Além disso, você pode manter a janela do seu quarto fechada, o que reduz a influência do ruído externo e ajuda na concentração ao sono.
Por outro lado, más notícias para quem é alérgico: jamais deixe o ventilador ligado durante a noite, pois isso pode aumentar os sintomas de alergia ou asma. E isso é muito pior do que passar calor durante as noites de verão.
O recomendado é: se você não tiver outra escolha e precisa manter o ventilador do seu quarto ligado ao dormir, use um ventilador com o temporizador ligado. Dessa forma, ele pode desligar sozinho no meio da noite, reduzindo os efeitos colaterais provocados pelo uso do eletrodoméstico.
E bom sono nesse verão.