Press "Enter" to skip to content
Início » Software » Esta é a quantidade mínima de RAM para executar o Windows 11 e tornar sua vida um inferno

Esta é a quantidade mínima de RAM para executar o Windows 11 e tornar sua vida um inferno

Compartilhe

Muitos usuários de computadores desktop e notebooks ficaram os últimos meses amaldiçoando a alma de Satya Nadella por causa das decisões tomadas pela Microsoft sobre os requisitos mínimos para que um computador se tornasse compatível com o Windows 11.

Superados temas polêmicos como a mentira do “o Windows 10 é o último Windows da história da Microsoft” e o uso do TPM 2.0 como exigência para receber o Windows 11, boa parte dos usuários mais habilidosos partiram para o próximo passo: descobrir maneiras de instalar a nova versão desse software em computadores com especificações técnicas cada vez mais modestas.

E não é que conseguiram instalar o Windows 11 em um hardware absurdamente básico?

Porém, quem conseguiu precisou pagar um alto preço pela façanha.

 

As configurações do Windows 11 que transformam a sua vida em um pesadelo

O Windows 11 exige que o computador desktop ou laptop tenha, pelo menos, 4 GB de RAM para funcionar corretamente. No entanto, um usuário conseguiu executar o Windows 11 com apenas 196 MB de RAM, usando o projeto Tiny11.

O Tiny11 é uma instalação simplificada e básica do Windows 11, que exige apenas 8 GB de armazenamento e 2 GB de RAM para funcionar. Ele oferece os softwares mais essenciais para o funcionamento do sistema operacional, como o Terminal do Windows, Microsoft Store, Calculadora, Bloco de notas, ferramentas de acessibilidade e aplicativos externos.

Apesar de ser um marco impressionante para qualquer computador que originalmente não está preparado para receber o Windows, o usuário enfrentou vários problemas ao executar o Windows 11 com tão pouca memória RAM. Ele levou mais de 30 minutos para inicializar o sistema operacional, e lidou com várias telas azuis da morte. Além disso, demorou mais de 15 minutos para abrir o gerenciador de tarefas.

Ou seja, conseguir instalar o Windows 11 no computador não quer dizer necessariamente que você vai conseguir usar o sistema operacional com toda a fluidez e potencial produtivo.

O experimento em instalar o Windows 11 com tão pouca memória vale mais como uma boa demonstração de como é possível compactar a memória e trabalhar com níveis mais baixos de RAM, mas não é uma opção viável para usuários que precisam de desempenho e velocidade.

 

O ciclo de vida do Windows 10 está se encerrando

Com o fim do suporte do Windows 10 previsto para 2025, é importante considerar a atualização do laptop para o Windows 11 antes disso, para garantir a compatibilidade e aproveitar todas as novidades e recursos do novo sistema operacional.

Sei que muitos computadores desktop e notebooks ficarão obsoletos sem o Windows 10 funcionando de forma plena e segura, mas isso não quer dizer que esses equipamentos precisam ir de forma direta para a lata do lixo.

Não podemos nos esquecer que existem outros sistema operacionais que funcionam muito bem com equipamentos antigos, como são os casos do Linux e do Chrome OS. Nos dois softwares, você pode encontrar uma grande variedade de aplicativos e soluções de software que podem substituir os recursos que você tinha no Windows.

E com algumas vantagens objetivas, como uma melhor experiência de uso e custo zero em boa parte dos casos.

Vale a pena você estudar as opções alternativas para o seu computador, pois existe vida depois do Windows 10. É só acreditar no que estou falando.


Compartilhe
@oEduardoMoreira