Press "Enter" to skip to content
Início » Cinema e TV » Estão compartilhando o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” no Mastodon… quadro a quadro

Estão compartilhando o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” no Mastodon… quadro a quadro

Compartilhe

Tem doido pra tudo nesse mundo, principalmente nas redes sociais.

O Twitter tem vários concorrentes. O Koo, que muita gente abriu, mas foi abandonado (e essa piada é ótima), o Threads, que já tira o sono do Elon Musk, e o Mastodon, uma rede social descentralizada, que é o protagonista deste artigo… por permitir que essa demonstração de “estou com muito tempo livre na vida” aconteça.

PJ Evans, um engenheiro de software veterano, decidiu aproveitar o poder dos bots no Mastodon para realizar um projeto inusitado. Ele está carregando, quadro a quadro, uma das melhores obras de ficção científica da história do cinema: “2001: Uma Odisseia no Espaço”, dirigido pelo renomado cineasta Stanley Kubrick.

 

Por que ele está fazendo isso?

Com o intuito de homenagear o clássico cinematográfico, Evans criou um bot no Mastodon para realizar essa tarefa hercúlea. A cada hora, o bot publica um novo fotograma do filme na rede social. O engenheiro de software estima que levará cerca de cinco anos para concluir o carregamento de todos os 214.146 fotogramas do filme.

Bom, ao menos ele criou um bot para isso. Nem consigo imaginar a dor e o sofrimento que o processo manual de publicar um fotograma por dia de um filme enorme poderia causar em mim ou em qualquer indivíduo que ousasse tentar o mesmo.

Apesar de parecer uma tarefa exaustiva e insana, Evans não tem a intenção de infringir os direitos autorais da obra. Ao utilizar capturas de filmes como homenagem, memes, informações e outros propósitos permitidos, ele se ampara nas regras do Mastodon. Portanto, sua iniciativa não pode ser classificada como pirataria.

A não ser é claro que os restos mortais da MGM venham para cima dele.

Até o momento, o bot já compartilhou 6.090 fotogramas de “2001: Uma Odisseia no Espaço” no Mastodon. O projeto obviamente despertou a curiosidade dos usuários, que acompanham a saga do bot rumo à conclusão desse ambicioso experimento.

Se é que ele vai conseguir chegar no fim do projeto. Será que o bot vai seguir funcionando perfeitamente por cinco longos anos? Será que os advogados de Hollywood vão barrar a iniciativa por conta de supostas violações de direitos autorias? Será que o próprio Mastodon vai encerrar tudo?

Muitas perguntas.

Poucas respostas no momento. Tal e como é a vida.

 

Onde assistir ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”?

Se você não quiser esperar por cinco anos para desfrutar dessa magnífica obra cinematográfica (algo que é perfeitamente razoável), é possível assistir ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” no HBO Max (via assinatura), no YouTube, no Prime Video e no Apple TV+ (via aluguel individual).

Agora, se você tiver paciência e desejar embarcar nessa jornada para quem tem todo o tempo livre na vida, poderá acompanhar a progressão do bot no Mastodon e, ao final de cinco anos, terá compilado todos os 214.146 fotogramas para reproduzi-los em sequência, a uma taxa de 24 fotogramas por segundo.

É só esperar. Deitado, pois sentado vai acabar com sua bunda e a sua coluna.


Compartilhe
@oEduardoMoreira