Acabou. Terminou. Chegou ao fim. Morreu. Twelves, o macaco do Latino.
A Microsoft decidiu deixar um monte de usuários de computadores totalmente viúvos e abandonados ao anunciar o fim da sua produção de mouses, teclados e outros acessórios, depois de 40 anos de serviços prestados para toda uma comunidade.
A “causa morte” aqui responde pelo nome Surface, que vai receber os periféricos de forma exclusiva, dentro de sua marca. Ou seja, para se beneficiar de acessórios informáticos da Microsoft, você precisa pagar a mais por causa de grife que esses periféricos passam a receber a partir de agora.
Traduzindo a decisão para uma linguagem humana e de fácil compreensão para uma criança de cinco anos de idade: GOURMETIZAÇÃO.
Na verdade, morreu… mas passa bem…
É importante saber interpretar um texto na vida. E no caso dos comunicados coorporativos, é mais importante ainda ler nas entrelinhas de uma decisão.
O que a Microsoft fez na prática foi encerrar as linhas de mouses, teclados e outros acessórios informáticos que NÃO RECEBEM O NOME SURFACE. Os acessórios continuam a ser produzidos e comercializados, mas passam a receber a marca Surface, que são mais caros.
É mais fácil entender se a metáfora for gastronômica: é como se os lanches do Jerônimo Burguer fossem descontinuados e, logo depois, o Coco Bambu começa a vender os mesmos lanches, com outros nomes. Afinal de contas, todas as redes de restaurantes mencionadas neste momento (que não pagaram um centavo sequer para estarem neste conteúdo) são do mesmo dono.
Fato é que temos aqui a dona Microsoft mais uma vez pensando apenas e exclusivamente no dinheiro, tirando a alegria de muitos usuários que aproveitaram bem as quatro décadas de qualidade nos teclados e mouses da marca de Redmond.
Aliás, a Microsoft mandou tão bem nos periféricos, que durante algum tempo chegamos a fazer uma piada onde sugerimos que Bill Gates parasse de vez com o desenvolvimento do Windows para focar exclusivamente na produção de acessórios.
Eu estou usando preto nesse momento
Eu realmente vou sentir falta dos periféricos da Microsoft.
Alguns dos melhores mouses e teclados que usei em toda a minha vida receberam a assinatura da Microsoft, e confesso que fiquei impressionado com a qualidade dos produtos durante o período de contato com cada periférico.
Eu literalmente usei até se destruir por completo cada um dos mouses da Microsoft que adquiri ao longo dos anos. E, acredite, meu jovem que está consumindo esse conteúdo enquanto come batatas Pringles e pensa se vai procurar um vídeo novo do BTS para assistir depois que terminar o que está fazendo aqui: mesmo apresentando alguns problemas depois de anos de funcionamento, eu seguia usando os ratos da Microsoft.
Os conceitos de teclados ergonômicos que a Microsoft apresentou no mercado viraram tendências, e outros fabricantes decidiram “se inspirar” nos produtos da gigante de Redmond. Hoje, temos acessórios incríveis também por causa disso, e muitos usuários se apaixonaram por informática também por causa desses produtos diferenciados.
Não sou eu que vou dizer que a Microsoft está cometendo um grande erro com essa decisão. Satya Nadella deve saber o que está fazendo, e tem um profundo conhecimento da empresa que dirige. Diferente de você e eu, que só estamos aqui nos lamentando em como somos pobres e moramos em um país onde a linha Surface não foi oficialmente lançada.
Ou será que deveríamos agradecer por isso? Afinal de contas, não ter os produtos Surface pode significar um alívio financeiro para os mais consumistas… e síndrome de abstinência para os mais saudosistas.
Quer ter um acessório da Microsoft? É melhor correr…
Colecionadores de plantão, viúvas que vão ficar se lamentando o resto da vida e dizendo com voz chorosa “naquele tempo que era bom” ou usuários realmente produtivos que querem ter a última chance em usar acessórios de ótima qualidade assinados pela Microsoft, a contagem regressiva oficialmente começou.
Eu nem precisava dizer isso, mas acho que vale a pena reforçar para os mais desavisados: a Microsoft confirmou que os acessórios que ainda recebem a sua assinatura que estão nos mercados serão os últimos disponíveis em estoque.
Isso significa que a empresa já parou de produzir mouses e teclados, e se você ainda pretende ter um desses itens na sua casa ou escritório, ligue o modo de “senso de urgência” para garantir o seu.
Eu muito provavelmente vou fazer isso, mesmo contando com vários mouses que estão completamente parados e lacrados. Não posso perder essa última chance de ter um acessório da Microsoft para utilizar quando for necessário.
E tudo o que me resta dizer no final desse conteúdo é… foi bom enquanto durou. Obrigado por deixar minha vida informática um pouco melhor, e estimular em mim essa paixão toda que eu sinto por tecnologia através de produtos tão competentes.
Adeus, mouse e teclado da Microsoft. Que vocês recebam um lugar de respeito no olimpo da tecnologia.
E.. dona Microsoft… a senhora é cruel comigo… nos abandonar dessa forma, depois de 40 anos de relação… chega a doer no nosso frágil e peludo coração geek.