Press "Enter" to skip to content
Início » Minha Opinião » Eu me cansei dos números no mundo tech

Eu me cansei dos números no mundo tech

Compartilhe

Ei… vamos conversar.

Entramos no mês de março, e o ano de 2023 está avançando em uma velocidade muito interessante. Isso pode ser um sinal de que as nossas vidas finalmente voltaram a algo próximo do que era o antigo normal, em todos os aspectos. E essa velocidade do tempo motiva a qualquer um a rever diferentes conceitos na vida.

E eu revisei alguns conceitos sobre o meu trabalho nos blogs e nos canais de vídeo do YouTube.

Passei os primeiros dois meses do ano realizando testes com formatos de publicação nos blogs e nos canais do YouTube, e cheguei a uma conclusão muito interessante: os números não significam nada para quem quer fazer diferente de todos os outros.

 

Sou um ser que precisa das mudanças

Eu adoro tecnologia, e tenho a felicidade em dizer que falo sobre esse assunto há 15 anos. Ao longo desse tempo, fui me adaptando às mudanças apresentadas pelo comportamento do coletivo, e não apenas pela necessidade em sobreviver no mercado, mas principalmente porque isso é necessário para qualquer um que trabalha com um tema que está diretamente relacionado com a inovação.

Além disso, a própria vida me mostrou que eu preciso mudar de tempos em tempos, pois ficar muito tempo parado no mesmo lugar me incomoda. Sou o tipo de pessoa que precisa do novo na vida para seguir em frente, e a forma mais empolgante em fazer isso é saindo da minha zona de conforto. Minha vida não pode ser uma rotina, inclusive nos aspectos profissionais.

Por outro lado, eu preciso fazer com que os meus blogs e canais de vídeos no YouTube sejam mais atraentes para quem está consumindo esses conteúdos. Estou produzindo um resultado que me agrada em todos os sentidos, mas tenho plena consciência de que tenho que alcançar um público que precisa se interessar pelo tema, ficar no blog ou no vídeo para ouvir o que tenho a dizer e, com alguma sorte, compartilhar esse conteúdo com outras pessoas.

Acredite… essa não é uma tarefa fácil.

Por isso, nos últimos dois meses, realizei testes com diferentes formatos e soluções para produção do meu conteúdo. Alguns de vocês detectaram essas mudanças, o que acho algo positivo, já que alguém realmente está prestando atenção no que eu tenho a dizer.

E agora, depois de 15 anos falando sobre tecnologia na internet, eu entendi que a melhor decisão que posso tomar por mim e por aqueles que decidiram parar algum tempo em suas vidas para ouvir o que eu tenho a dizer é…

…falar sobre tecnologia.

 

Não vou mais me prender aos números

Eu realmente fiquei cansado de perder meu tempo falando sobre os números das especificações técnicas dos produtos de tecnologia. Passei 15 anos da minha vida compartilhando dados como uma autêntica calculadora desprovida de pensamentos e sentimentos, e me dei conta que basicamente todos os sites de tecnologia estão fazendo isso, em maior ou menor grau.

É claro que eu posso falar sobre as especificações técnicas de um produto, mas sem cair na prática do “checklist automático”. Decidi que quero falar mais sobre as minhas impressões sobre um determinado produto. Percebi que meus textos e vídeos só existiam para apresentar as especificações técnicas dos produtos, quando podem muito bem servir de janelas abertas para discussão sobre essas características do dispositivo, ou quem sabe influenciar alguém que está em dúvida se vale ou não a pena investir sobre o produto.

Além disso, o meu conteúdo será produzido de forma mais orgânica e natural, pois dessa forma eu posso ficar muito mais tempo focado na produção dos textos e dos roteiros para os vídeos. Isso pode até ser mais trabalhoso para mim, pois pensar por conta própria sempre dá muito mais trabalho do que pegar a receita de bolo pronta. Por outro lado, eu vou me sentir muito mais satisfeito com o produto final que vou entregar para quem me acompanha todos os dias nos blogs e no YouTube.

Por isso, eu peço que você não estranhe se eventualmente eu deixar de falar sobre os números de um sensor de câmera, ou sobre quantas polegadas tem uma tela de um telefone. Esse tipo de informação você encontra em outros canais do YouTube, e tudo bem se você prefere consumir o conteúdo de tecnologia com mais dados.

Nesse momento, eu preciso alcançar um público maior, especialmente aqueles que não estão familiarizados com a tecnologia de ponta ou com os dispositivos que estão disponíveis no mercado. Para a grande maioria das pessoas, não importa o número de megapixels em um sensor de câmera, mas sim se o telefone vai registrar boas fotos daquele encontro de família ou da tão sonhada viagem de férias. As pessoas não vão se importar em saber a frequência de Hz da taxa de atualização de tela, mas se esse display pode exibir com qualidade as séries e filmes da Netflix.

Sem falar que quero deixar esse conteúdo sempre mais leve e divertido para quem está lendo. Estou em uma fase da minha vida onde finalmente estou aprendendo a não me levar tão a sério para que eu também possa ser mais flexível com as pessoas que estão ao meu redor. E essa mudança pode me deixar mais empático para quem vai consumir os meus conteúdos.

Ou vai me tornar um alvo mais fácil para eventuais processos. Tudo depende do ponto de vista sobre a questão, se é que você me entende.

É claro que não vou deixar de explicar de tempos em tempos o que é a tal taxa de atualização, o número de megapixels, os padrões de memória e outros aspectos que são importantes para criar uma cultura de educação do coletivo para a era digital. Farei conteúdos específicos abordando esses temas.

Porém, no dia a dia, vou deixar mais o que penso e sinto, deixando de lado a ênfase nos números e nas especificações. Afinal de contas, quem caiu de paraquedas aqui quer saber o que eu penso sobre o assunto ou o dispositivo em questão, não é mesmo?

E é isso.

Viu? Não doeu nada. Até que foi uma conversa bem tranquila.


Compartilhe
@oEduardoMoreira