Press "Enter" to skip to content
Início » Cinema e TV » Star Wars desmoronou nos cinemas

Star Wars desmoronou nos cinemas

Compartilhe

Que a trilogia que encerrou a saga Skywalker em Star Wars terminou mal, não resta a menor dúvida. Ficou aquela sensação que algo deu muito errado durante o processo, o que resultou em um debate sobre a validade da manutenção dessa história, principalmente no lançamento de novos filmes.

E tudo indica que a Disney acompanhou esse debate com muita atenção. Isso, e todo o prejuízo que a empresa do Mickey Mouse está recebendo na cabeça, o que impede que se jogue dinheiro na lata do lixo com muita frequência.

Nesse exato momento, o universo Star Wars está desmontado, onde Kevin Feige e Patty Jenkins não poderão produzir os seus filmes. E o futuro dessa franquia nos cinemas se tornou algo totalmente incerto.

 

A validade dos filmes em debate

Se The Mandalorian se tornou um sucesso absoluto junto aos fãs, A Ascensão Skywalker, filme que estreou no mesmo ano que a série (2019) não entregou o mesmo resultado. Afinal de contas, J.J. Abrams quis tanto ser o nome “ultimate” da saga e forçou tanto o fan service, que o resultado do longa foi de gosto mais do que duvidoso.

Foi ruim mesmo.

De lá para cá, nenhum outro filme da franquia principal entrou em desenvolvimento. Primeiro, porque a saga Skywalker chegou ao fim. Segundo, porque a Disney queria esfriar um pouco o corpo de Star Wars antes de entregar uma nova franquia. Terceiro, porque tinha muita gente brava com aquele final novelesco.

O problema da última trilogia é que O Despertar da Força deu muito dinheiro, e foi um filme que funcionou. Repetir esses dois parâmetros era um enorme desafio para os dois filmes subsequentes. E não ajudou o fato da Disney ser gananciosa com a franquia.

Star Wars sofreu do processo de saturação que hoje o Marvel Cinematic Universe está testemunhando. Rogue One foi um filme que funcionou, mas o filme de Han Solo era desnecessário. E das séries que estrearam depois de 2019, apenas The Mandalorian justifica de verdade seus investimentos, entregando um retorno efetivo à credibilidade da franquia.

 

Mais de três anos sem filmes… e contando

Antes de continuar, vale a pena o registro: A Ascensão Skywalker é tão ruim, que conseguiu recuperar a credibilidade de Os Últimos Jedi. E o episódio IX parece ter selado o destino de Star Wars nos cinemas e em vários projetos da TV.

Hoje, Star Wars vive das séries de TV. The Mandalorian, O Livro de Boba Fett, Andor e a série sobre Obi-Wan Kenobi constroem esse universo que não chega aos cinemas, mas que fazem parte do cânone principal.

Star Wars receberia um filme produzido por Kevin Feige, e isso poderia ser decisivo para que o chefe da Marvel tivesse alguma chance de substituir Kathleen Kennedy no comando de Star Wars. Por outro lado, esse movimento também teria reflexo na escolha de Michael Waldron como roteirista de Vingadores: Guerra Secreta, que tem estreia programada para 2026.

Então… tudo o que eu escrevi no parágrafo anterior foi CANCELADO.

Também estava previsto o projeto do filme Rogue Squadron, que funcionaria como um filme independente da história principal de Star Wars, com direção de Patty Jenkins. Também foi cancelado.

Um limbo completo. Um estalo do Thanos que eliminou tudo.

 

O que vai acontecer em 2025?

No meio dessa confusão toda, ainda tem um filme da franquia Star Wars com lançamento previsto para dezembro de 2025. Será que a Disney se esqueceu desse projeto, que ainda não foi cancelado?

Há quem diga que esse filme ainda existe, e que será dirigido por Taika Waititi, inclusive com a participação do diretor no elenco. Outros rumores apontam para o nome de Sharmeen Obaid-Chinoy como diretor do longa, e ele já tem histórico com a Disney, pois dirigiu dois episódios da série Ms. Marvel (e aqui ainda poderia ter algum tipo de interferência de Kevin Feige nas duas escolhas).

De qualquer forma, esse filme da franquia Star Wars tem roteiro em desenvolvimento pelas mãos de Damon Lindelof e Justin Britt-Gibson, mas seu futuro ainda é incerto. A verdade sobre esse e outros projetos da franquia devem ser revelados em 7 de abril, quando a Disney promove o Star Wars Celebration em Londres.

Mesmo porque a empresa do Mickey precisa se pronunciar sobre as séries que ainda estão confirmadas… ou melhor, não canceladas até o momento (‘The Acolyte’, ‘Skeleton Crew’, ‘Ahsoka’).

Nesse momento, existem muitos questionamentos sobre o futuro de Star Wars nos cinemas. A incerteza de futuros projetos pode indicar que a saga Skywalker também deve dar um fim da franquia nas grandes telas, pois o potencial de retorno mediático das séries tende a ser maior.

No final das contas, tudo o que os fãs mais desejam é que sejam entregues boas histórias. Não precisamos de muitos filmes. Precisamos de histórias com as quais gostamos de nos lembrar.

E não do desastre que foi A Ascensão Skywalker, que é uma espécie de câncer emocional na vida de muitos fãs de Star Wars.


Compartilhe
@oEduardoMoreira