Euclid

O Euclid é um módulo robótico desenvolvido pelo departamento de computação perceptual da Intel, e foi exibido durante o IDF 16.

A Intel quer pensar além do PC e o Euclid é mais um exemplo desse conceito.

O robô conta com uma câmera Intel ZR300 REALSENSE, WiFi, Bluetooth, GPS, IR e vários sensores (movimento, proximidade, profundidade, acelerômetros e giroscópio), o que permite a captura de dados a 60 frames por segundo.

Euclid: a computação com Ubuntu em um formato inovador

Euclid 02

 

O produto também conta com uma porta USB 3.0 e microHDMI, além de uma porta de recarga de bateria individual, também incluída em um módulo que utiliza uma base de hardware com processador Atom quad-core.

O Euclid é gerenciado pelo Ubuntu 14.04, mas a versão final que chegara em 2017 receberá o Ubuntu 16.04. Na parte superior do sistema há uma pilha de software que facilita o seu uso sem a ajuda de um software adicional.

O produto pode ser utilizado como um “cérebro” autônomo completo, com capacidades de detecção ou como um sensor inteligente controlado por um computador mais potente, ou com sistemas Arduino instalados no corpo do robô.

Desse modo, a Intel vai expandindo o uso da computação em diferentes segmentos, dependendo menos das vendas dos desktops.

Vídeo demonstrativo a seguir.