Início » Gadgets » Freewrite, laptops livres de distrações e projetados para a digitação

Freewrite, laptops livres de distrações e projetados para a digitação

Compartilhe

Você não é a única pessoa neste planeta que tenta trabalhar em casa ou à distância e encontra dificuldades em manter o foco naquilo que realmente importa. Durante a produção de um texto, as distrações que o seu computador pode entregar através de notificações de mensagens e e-mails recebidos pode acabar com a concentração de qualquer pessoa.

Muitos usuários optam por computadores minimalistas ou com poucos recursos justamente para manter o foco na produção dos textos, e tal solução está se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo. A ponto de uma empresa optar por se especializar no assunto.

A Freewrite apresentou recentemente dois laptops cuja principal característica é reduzir as distrações para aqueles que desejam se concentrar de forma eficiente na produção dos textos. Neste artigo, vamos conhecer melhor o Freewrite Traveler e o Freewrite Alpha, duas soluções que podem atender aos usuários que buscam essa produtividade plena na produção dos textos.

 

Foco total no que você está escrevendo

O teletrabalho ou o estudo em casa é uma realidade cada vez mais comum em todo o planeta. Por outro lado, também representam grandes desafios para uma boa parcela de usuários, devido às distrações que constantemente sabotam a produtividade, como e-mails recebidos, chamadas de vídeo e notificações de mensagens de WhatsApp. Estudos recentes mostram que levamos até 25 minutos para recuperar a concentração após uma distração.

Pois bem, a startup norte-americana Freewrite quer solucionar este problema, oferecendo laptops sem distrações e projetados especialmente para a escrita. A empresa apresentou os modelos Freewrite Traveler e Freewrite Alpha, que se baseiam nas premissas de zero distrações e zero fadiga ocular.

O Freewrite Traveler é um laptop pequeno com tela de tinta eletrônica que não cansa os olhos enquanto se escreve por longas horas de trabalho, e tem autonomia de bateria para até 4 semanas de uso. Possui teclado especialmente projetado para digitação confortável e memória interna que armazena até um milhão de palavras. Ele só possui uma conexão com a Internet para fazer upload de documentos para o Dropbox, Google Drive ou Evernote. No entanto, o preço de 612 euros é sua grande desvantagem.

Já o Freewrite Alpha é um notebook sem fio em forma de teclado, que possui uma pequena janela para ver a linha que se está digitando e a linha anterior no texto. Ele usa uma tela de LCD reflexivo no padrão FSTN, e é sincronizado diretamente com a nuvem em tempo real. A bateria dura cerca de 100 horas de uso, e o dispositivo é mais barato que o modelo anterior, custando 340 euros.

 

Vale a pena o investimento?

Os dispositivos Freewrite são soluções interessantes para o trabalho ou estudo sem distrações, mas o preço elevado pode ser um obstáculo para algumas pessoas. No entanto, para aqueles que procuram um ambiente de trabalho ou estudo livre de distrações, o investimento pode valer a pena.

Acredito que seu apelo comercial seria maior se os preços fossem mais competitivos. Por esses valores, é possível comprar um Chromebook por menos de 300 euros e estabelecer uma configuração para que o notebook entregue o menor número de distrações possível, silenciando as notificações e outros alertas.

Aliás, o Chrome OS é um sistema operacional que por natureza emite um número muito menor de notificações do que as demais plataformas para computadores, uma vez que é um sistema operacional mais simples. Logo, basta que o usuário faça os ajustes necessários para manter a produtividade combinada com a conectividade.

Entendo que o Freewrite terá que fazer melhor para convencer aos mais produtivos, principalmente no fator preço, que ainda é aquele que determina o investimento em um produto de tecnologia.


Compartilhe