Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Hacker do iOS de 19 anos perdeu estágio na Apple porque deixou de responder a um e-mail

Hacker do iOS de 19 anos perdeu estágio na Apple porque deixou de responder a um e-mail

Compartilhe

O iPhone já tem 17 anos de vida no mercado de telefonia móvel e passou por notáveis mudanças, mas mantendo um ecossistema fechado, uma característica da Apple que é quase inabalável. Isso mesmo: eu disse QUASE.

A empresa de Cupertino sempre manteve rígido controle sobre o iPhone, limitando as ações dos usuários. Mas isso não impediu que desde a primeira geração o telefone tivesse que conviver com o jailbreak como uma alternativa para contornar essas restrições.

Agora, combine as restrições da Apple, a liberdade do jailbreak e as habilidades do um jovem de 19 anos, e temos a história deste artigo (e um final bizarro para essa narrativa).

 

Incomodando a Apple desde o iPhone 4

Antes de continuar, vale a pena uma breve explicação sobre o jailbreak, já que os mais jovens aparentemente não se preocupam muito com isso, e só querem ter o iPhone funcionando.

O jailbreak é um método que aproveita vulnerabilidades para remover as restrições impostas pela Apple, proporcionando aos usuários acesso a funcionalidades não disponíveis de outra forma, embora isso envolva riscos à segurança do dispositivo e aos dados armazenados.

Dito isso, o protagonista desse artigo é Nicholas Allegra, também conhecido como Comex. Ele ganhou notoriedade ao desenvolver jailbreaks, incluindo o primeiro para o iPhone 4 em 2010, utilizando uma vulnerabilidade no Safari.

Tal feito fez com que Comex seguisse aprimorando suas habilidades, lançando o JailbreakMe 3.0 em 2011, que se tornou compatível com vários dispositivos iOS, incluindo o iPad 2. Isso o colocou à frente de outros hackers.

De forma surpreendente, Allegra se juntou à Apple em 2011 como “estagiário remoto”, uma reviravolta inesperada considerando o seu histórico com a empresa de Cupertino.

 

O vínculo com a Apple durou pouco…

Após quase um ano na Apple, a relação entre a empresa e Comex se desfez devido a uma aparente negligência ao não responder um e-mail importante relacionado a uma oferta de extensão de contrato.

Allegra anunciou publicamente sua saída da Apple, revelando que esqueceu de responder ao tal e-mail. Bom, pelo menos assumiu que não conferiu a caixa de entrada em tempo hábil…

…ou se esquivou de manter o vínculo com a Apple. Vai saber.

A notícia da mudança de Comex, que deixou de ser um hacker que desafiava uma restritiva Apple para se tornar estagiário na gigante de Cupertino para ser demitido um ano depois de sua contratação causou um impacto na comunidade de tecnologia e nos entusiastas do jailbreak.

E há quem diga que o iOS não teria tantos problemas de funcionamento se ele permanecesse na Apple. Mas quero acreditar que existe uma boa dose de ironia nessa opinião.

De qualquer forma, de forma coincidente ou não, a Apple tem que lidar neste momento com sérios problemas relacionados à atualização iOS 17.3, que levou à retirada da disponibilidade desse update para os usuários.

Será que vai rolar um e-mail com um “oi, sumido…” para o Nicholas?


Compartilhe
@oEduardoMoreira