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Juro que eu tentei.

Durante a Black Friday, a HostGator ofereceu vários descontos nos seus planos de hospedagem, incluindo um plano VPS com 55% de desconto na contratação (depois foi para 60%). No final das contas, era um valor consideravelmente menor do que aquele que eu pago nesse momento na LiquidWeb, que é excelente, mas me cobra em dólar (e sabe como é, o governo não está nem aí em controlar o câmbio… por isso me ferro nessa…).

Achei que seria interessante a volta para a HostGator. Fui usuário do serviço até 2013, e um dos motivos que me fizeram desistir do serviço deles e migrar os meus blogs para uma hospedagem internacional foi a baixa qualidade do serviço (não suportava os meus sites e só pediam a contratação de planos mais caros) e o péssimo atendimento do suporte. Eu relatei a minha experiência final com essa hospedagem nesse post.

 

 

Quase sete anos depois, eu acreditei que o serviço da HostGator estaria melhor.

Ledo engano.

 

 

Suporte trapalhado

 

 

Abri o chamado de suporte no dia 27 de novembro de 2019, tão logo aconteceu a confirmação do pagamento da primeira mensalidade do plano. Deixei claro sobre a possibilidade de migração a partir das 18 horas do dia 29 de novembro de 2019, alegando que ter os blogs fora do ar durante o final de semana resultaria em um prejuízo menor, e solicitei de forma clara e explícita que eles me dessem um retorno sobre a POSSIBILIDADE de migração para aquele final de semana.

Veja bem: eu não mandei, eu não exigi, eu não ameacei. Eu PERGUNTEI sobre a POSSIBILIDADE de migrarem de plano naquela janela de tempo. Se a HostGator (ou o seu suporte) indicasse que não seria possível, para mim, tudo bem. Eu seguiria com a vida e faria um novo agendamento, em uma nova data.

Segue:

 

“Por favor, dê-nos uma lista completa das contas você quer mudar com todos os detalhes necessários, tais como nome de usuário, senha e painel de controle que você estava usando
: Bom dia,

Adquiri um servidor VPS com vocês e preciso realizar a migração e configuração dos meus dois blogs estacionados no meu antigo servidor para a hospedagem de vocês.

Os domínios estacionados no antigo servidor são: targethd.net e oeduardomoreira.com.br. Todos os dados (incluindo imagens, áudios, vídeos e dados adicionais) desses dois domínios precisam ser migrados.

Existem dados e/ou bancos de dados de outros dois domínios antigos que não precisam ser migrados. São eles: eduardomoreira.net e spinoff.com.br.

Se possível, gostaria de agendar esse processo de migração para o próximo final de semana, iniciando após as 18 horas do dia 29 de novembro (sexta-feira), uma vez que o prejuízo pelo menor volume de acessos ao site será menor pela queda de acessos durante os finais de semana.

Tenho disponibilidade em tomar medidas preliminares para iniciar a migração, desde que as mesmas não afetem no funcionamento dos blogs antes do dia 29 de novembro.

Caso necessitem de informações adicionais, tenho disponibilidade de contato por e-mail ou WhatsApp.

Aguardo contato de vocês.

Abraços,

Eduardo Moreira
ID do produto: 3725740″

 

 

Três dias depois, eu não obtive qualquer resposta. Exceto uma, que indicavam que eles não conseguiam entrar nos dados do meu CPanel, algo que foi fornecido no primeiro chamado.

Enviei novamente os dados para migração, e fiquei na espera de um retorno do time de suporte técnico da HostGator. Algo que não aconteceu.

No domingo, 1 de dezembro de 2019, já imaginando que essa migração ia ficar em água, entrei em contato pelo chat para verificar o que estava acontecendo. Então, fui informado que havia uma “fila para migração”, e que eu estava nessa fila, com a minha migração podendo acontecer a qualquer momento. E eu tinha que simplesmente esperar.

Eu até poderia esperar, mas seria mais prático então agendar essa migração, tal e como eu indiquei no chamado técnico.

Para a minha surpresa, a HostGator simplesmente ignorou que eu coloquei sobre a possibilidade de agendamento da migração, uma vez que não podia ficar sem atualizar meus blogs apenas e tão somente por ter que esperar a minha vez na fila da migração.

Segue:

 

Chat started on 01 Dec 2019, 07:21 PM (GMT+0)
(07:21:40)*** Eduardo Moreira Garai da Silva joined the chat ***
(07:21:40)Eduardo Moreira Garai da Silva: Assunto: Suporte Técnico
(07:21:47)*** Vitoria M. joined the chat ***
(07:21:49)Vitoria M.: Olá, seja bem vindo ao Suporte HostGator. Como posso lhe ajudar?
(07:25:38)Eduardo Moreira Garai da Silva: Boa tarde. Sobre o ticket de suporte técnico em aberto. Número 3047705…
(07:25:48)Vitoria M.: Um momento por favor enquanto verifico.
(07:26:58)Eduardo Moreira Garai da Silva: OK
(07:28:25)Vitoria M.: Okay, enviei o seu chamado para o nosso suporte avançado avaliar. Um dos nossos agentes entrará em contato comunicando o inicio da sua migração o mais breve possivel, via email ou você pode visualizar na área do cliente em Suporte. Infelizmente não teríamos como mensurar ou passar um prazo para executar a sua migração, pois cada migração antes da sua tem um tamanho diferente uma da outra e uma conexão com a antiga hospedagem de onde o cliente está migrando. E com isso não tem como saber quanto tempo vai demorar para cada migração antes da sua finalizar para que nossos analistas cheguem a sua solicitação
(07:30:14)Vitoria M.: Peço por gentileza que aguarde o retorno do chamado e não altere nenhum conteúdo após a comunicação do inicio de sua migração
(07:31:31)Vitoria M.: Está aí?
(07:31:35)Eduardo Moreira Garai da Silva: Mas eu fiz essa solicitação na última quarta-feira. Na sexta, foi informado que não havia acesso ao painel antigo, mas não fui avisado até então. Eu migrei o banco de dados e todos os dados dos blogs para o novo servidor. Tudo o que eu preciso é das configurações finais (WHM) e propagação de DNS. Meu blog atualiza todos os dias, e eu não posso ficar sem fazer atualizações por ficar esperando por uma migração que nunca vai acontecer! Se por para ser assim, eu cancelo o serviço agora e fica com meu servidor antigo, que ao menos me dá prazo estimado para realizar as tarefas!
(07:31:45)Eduardo Moreira Garai da Silva: É um absurdo a forma como a HostGator está trabalhando;.
(07:32:04)Eduardo Moreira Garai da Silva: Entendo a fila de migrações. Mas não ter um prazo estimado para migrar esses dados é uma palhaçada!
(07:32:54)Vitoria M.: Entendo a sua posição Eduardo e como lhe disse o seu chamado ja esta com o Suporte avançado e terá de aguardar o posicionamento deles em relação, pois a analise será do agente em questão
(07:34:57)Eduardo Moreira Garai da Silva: Lamento, mas não vou esperar para adicionar novos conteúdos nos meus sites, pois meus pagamentos dependem disso. O máximo que o tal suporte avançado pode fazer (o que considero de bom tom) é agendar uma data para a minha migração, e não fazer a esmo. Se for possível fazer um agendamento, ótimo. Posso agendar para uma data futura. Caso contrário, peço o cancelamento do plano agora, pois isso não me serve.
(07:36:49)Vitoria M.: Compreendo e se quiser agendar, terá de comunicar no chamado. Tendo em vista que esta tratando do andamento com o agente do avanaçado
(07:36:53)Vitoria M.: avançado
(07:37:32)Eduardo Moreira Garai da Silva: Veja o que eu escrevi na primeira mensagem desse chamado:
(07:37:33)Eduardo Moreira Garai da Silva: Se possível, gostaria de agendar esse processo de migração para o próximo final de semana, iniciando após as 18 horas do dia 29 de novembro (sexta-feira), uma vez que o prejuízo pelo menor volume de acessos ao site será menor pela queda de acessos durante os finais de semana. Tenho disponibilidade em tomar medidas preliminares para iniciar a migração, desde que as mesmas não afetem no funcionamento dos blogs antes do dia 29 de novembro.
(07:37:51)Eduardo Moreira Garai da Silva: No próprio ticket eu indico a possilbilidade de agendamento da migração.
(07:38:07)Eduardo Moreira Garai da Silva: Porém, a HostGator sequer se deu ao trabalho de confirmar ou recusar esse pedido de agendamento.
(07:38:13)Eduardo Moreira Garai da Silva: Na boa? Muito descaso da empresa…
(07:41:04)Eduardo Moreira Garai da Silva: E não existe a opção de SUPORTE AVANÇADO na nova área de suporte de vocês!
(07:42:45)Eduardo Moreira Garai da Silva: Vai me deixar falando sozinho aqui? Beleza. Bora cancelar então! 😉
(07:43:01)Vitoria M.: Estou aqui Eduardo
(07:43:24)Vitoria M.: Como lhe disse o chamado ja foi enviado para um superior avaliar
(07:43:40)Vitoria M.: e vce ja solicitou no chamado o agendamento
(07:44:01)Vitoria M.: e coloquei a observação interna em relação ao que deseja
(07:44:03)Vitoria M.: agora
(07:44:09)Vitoria M.: tens que aguardar
(07:44:11)Vitoria M.: o agente
(07:44:15)Eduardo Moreira Garai da Silva: Como lhe disse, não vou esperar o seu superior avaliar. Uma vez que indiquei no chamado a possibilidade de agendamento e a HostGator sequer se deu ao trabalho de analisar, não vejo motivos para esperar.
(07:44:24)Eduardo Moreira Garai da Silva: Já mostraram a (pouca) qualidade do suporte.
(07:44:39)Eduardo Moreira Garai da Silva: Para mim, é uma mostra sobre como a empresa não sabe trabalhar com o mínimo de respeito ao cliente.
(07:45:16)Eduardo Moreira Garai da Silva: Se não era possível o agendamento para a janela solicitada (e eu pedi sobre a POSSIBILIDADE, não mandei nada), ao menos o suporte deveria ter a agilidade em responder que não era possível.
(07:45:44)Eduardo Moreira Garai da Silva: Prefiro pagar o dobro com uma hospedagem internacional que me atende direito do que ter essa amostra que a HostGator deu sobre como serei tratado aqui.
(07:45:53)Eduardo Moreira Garai da Silva: Sem mais, vou solicitar o cancelamento do serviço. Boa tarde.
(07:46:44)*** Eduardo Moreira Garai da Silva has rated the chat Bad ***
(07:46:44)*** Eduardo Moreira Garai da Silva has commented: Atendimento de Vitória segue o protocolo, mas ao menos elucidou que a HostGator ignora solicitações de agendamento de migração, deixando o cliente sem o devido suporte. ***
(07:46:44)*** Eduardo Moreira Garai da Silva left the chat ***

 

Como eu achei esse “pequeno lapso” um descaso, e estou em uma fase da minha vida que eu quero evitar o estresse, já pedi o cancelamento do plano VPS na HostGator, e vou ficar com a minha hospedagem norte-americana, que me cobra caro, mas ao menos entrega um suporte que é 24/7 de verdade.

Vou ser re-embolsado pela HostGator (assim espero) pelo valor pago para a contratação do plano, uma vez que eu solicitei o cancelamento dentro dos sete dias previstos pela lei brasileira para qualquer aquisição de produto ou serviço pela internet.

Em resumo: depois de sete anos, a HostGator não mudou. Não melhorou o seu atendimento ao cliente, e continua com os mesmos erros primários que poderiam ser evitados. Não voltei, continuo não recomendando, e não tento mais voltar para esse serviço de hospedagem.

E, se eu fosse você, pensava umas dez vezes antes de contratar os serviços deles. Pode ser um pesadelo do tamanho de um aligator!


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