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IA superou campeão humano em Street Fighter em tempo recorde e com muita facilidade

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Você até pode ter medo de perder o seu emprego para uma Inteligência Artificial, mas não pode negar que essa tecnologia continua surpreendendo e superando limites. Um dos campos de maior avanço das IAs é no mundo dos videogames: elas já sabem jogar Pac-Man melhor do que eu e você.

E a partir de agora, também dominam o Street Fighter melhor que os humanos. Pesquisadores da Universidade de Tecnologia e Design de Cingapura (SUTD) desenvolveram uma IA para o icônico jogo de luta da Capcom, e seus avanços já superam os humanos com relativa facilidade.

Ou seja, se você achava que bastava escolher o Ryu para superar qualquer adversário, é melhor acordar para a vida. Você certamente será superado por uma Inteligência Artificial na próxima luta dentro do jogo.

 

A inovação na aprendizagem

O que torna esse experimento diferente dos outros é o método utilizado para fazer essa Inteligência Artificial aprender a jogar e vencer em Street Fighter (e como podemos aprender alguma coisa com esse processo).

A IA foi treinada usando aprendizado por reforço e uma nova forma de memória chamada “mudança de fase”, onde a tecnologia de memória não volátil acelera a armazenagem e recuperação de dados, algo que é considerado crucial para decisões em tempo real.

A memória de mudança de fase consegue reter os dados mesmo que o computador ou dispositivo eletrônico utilizado para gerenciar a IA fique sem energia, tornando-se, dessa forma, uma memória de armazenamento de longo prazo. Essa tecnologia usa cargas elétricas para alterar áreas em vidro de calcogenuro, permitindo armazenamento e recuperação de dados em uma velocidade impressionante.

Isso melhora drasticamente a tomada de decisões rápidas, algo que usamos o tempo todo nos jogos de videogames. Diferente da memória Flash comum, a memória de mudança de fase é consideravelmente mais rápida, o que acelera a busca de informações e execução de comandos durante as partidas.

Combinado com essa tecnologia de hardware, foi utilizado o algoritmo D-PPO, baseado no Proximal Policy Optimization. Esse elemento foi fundamental para o sucesso da IA em Street Fighter. E como o ser humano não conta com tantos recursos neuronais, dá até para dizer que o software foi altamente capacitado para superar qualquer adversário nas partidas.

 

Os resultados práticos

Com tanta tecnologia aplicada, o resultado não poderia ser outro: vitória da IA em Street Fighter, e em tempo recorde.

Após dois dias de treinamento intensivo, a IA venceu um campeão humano com facilidade. Como o software acessa rapidamente informações sobre movimentos e estratégias, ele se torna praticamente imbatível. E os adversários humanos que lutem (literalmente) para superar o software.

A pesquisa destaca que o aprendizado por reforço e memória de mudança de fase podem ser aplicados em áreas que vão além dos jogos eletrônicos, como por exemplo em robótica e veículos autônomos. Mas olhando especificamente para o mundo dos videogames, essa evolução da IA entrega um potencial transformador para o setor, já que o seu foco único pode modificar a criação de movimentos e desenvolvimento de estratégias dos programadores, com o objetivo de entregar títulos mais desafiadores para os jogadores humanos.

Essa nova capacidade de ensinar máquinas a compreender e superar normas humanas pode revolucionar a interação com a tecnologia como um todo. E… eu sei… quem tem medo de ficar desempregado (e, a partir de agora, ser um péssimo jogador de games) ficou ainda mais assustado com o conteúdo deste artigo.

Mas não deixa de ser empolgante testemunhar esse tipo de evolução tecnológica, mesmo que isso represente a materialização da Skynet em nossas vidas.


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@oEduardoMoreira