Início » Variedades » Jean-Claude Van Damme previu o streaming em 2001, e todo mundo riu dele na época

Jean-Claude Van Damme previu o streaming em 2001, e todo mundo riu dele na época

Compartilhe

Para quem zombou de Jean-Claude Van Damme por ter ficado “animado demais” com a Gretchen no programa Domingo Legal (saudades, Gugu), eu pergunto: onde está o seu Deus agora?

Para quem não sabe (e vai ficar sabendo agora), nosso amigo Jean-Claude Van Damme simplesmente previu o streaming e a visualização de filmes nos celulares há 22 anos. E todo mundo riu dele na época.

Resgataram essa verdadeira previsão de futuro que transforma o ator de filmes de ação em um verdadeiro Nostradamus da vida moderna… mas você não está preparado para essa conversa.

 

Quando Van Damme previu o futuro (e ninguém ligou pra isso)

Tudo aconteceu no longínquo ano de 2001, depois de todo o trabalho que Jean-Claude Van Damme deu nos bastidores do filme “Street Fighter – A Última Batalha”.

No programa ‘Tout le monde en parle’, Jean-Claude Van Damme anunciou, para quem quisesse ouvir, a distribuição de filmes por telefone via internet. Ele estimou alcançar pelo menos 250 milhões de espectadores online através dos telefones móveis, e mesmo que ele não tenha mencionado o termo, ele basicamente está falando do streaming ao apresentar o conceito.

Quando olhamos para esse número de 250 milhões de pessoas, podemos concluir que Van Damme até que foi modesto ao estimar o sucesso de seu conceito. Mas na época, o ator foi visto como lunático, pois eram números considerados “absurdos”.

E Jean-Claude Van Damme foi além na sua futurologia. Ele propôs um modelo de negócio acessível, com valores na casa de US$ 1,99 para que as pessoas possam assistir filmes de qualidade.

Tá, aqui ele foi realmente muito otimista, pois raras foram as vezes que os internautas pagaram tão pouco pelo aluguel de um filme. Mas é compreensível ver esse valor estimado na declaração: ele pode ter se baseado nas primeiras iniciativas de vendas de músicas online (se bem que a Apple Music não existia na época).

O ator ainda argumentou que o satélite é caro e lento em comparação com a internet, algo que se tornou uma realidade com o passar do tempo. A prova de que Van Damme tinha razão é que até mesmo a Sky oferece o DGO como alternativa para os seus assinantes.

Apesar da incredulidade, Van Damme estava determinado a entrar nos meios de comunicação online. O ator demonstrou interesse em se envolver no mundo dos meios de comunicação na rede mundial de computadores, e seria um pioneiro nessa iniciativa.

Agora… será que Reed Hastings e Ted Sarandos assistiram a essa entrevista?

 

Jean-Claude Van Damme… conta os números da Loteria!

Jean-Claude Van Damme não foi levado a sério na época, e muitos riram de suas ideias. Mas o tempo lhe deu razão.

O streaming está mais do que consolidado, superando a televisão em muitos mercados globais e aposentando a TV via satélite DTH e até mesmo a TV a cabo tradicional. E uma geração inteira assiste a filmes e séries de TV pelas telas dos smartphones, exatamente do jeito que o ator previu em 2001.

Todo mundo sabe muito bem o que aconteceu: a Netflix como conhecemos hoje nasceu em 2007 e explodiu em escala global em 2012. Depois dela, praticamente todos os grandes estúdios de Hollywood lançaram suas respectivas plataformas, e o resto é história.

Embora não tenha alcançado o boom do streaming em sua construção, Jean-Claude Van Damme participou de projetos para Amazon Prime Video e Netflix, se beneficiando diretamente de sua visão de futuro.

Jean-Claude Van Damme tem pelo menos dois projetos bem-sucedidos no streaming. Ele protagonizou a série ‘Jean-Claude Van Johnson’ para Amazon Prime Video, e liderou o elenco de ‘O Último Mercenário’, filme original da Netflix.

Moral da história: pare de pensar em Jean-Claude Van Damme como um ator decadente e lembrado apenas como “o cara que ficou animado com a bunda da Gretchen – e o Gugu de olho em tudo isso”. Seu prognóstico ousado provou ser visionário na evolução do consumo de mídia, e o ator deixou sua marca na era do streaming, de uma maneira ou de outra.

Quem poderia imaginar… Van Damme, um visionário…

Confessa: seu dia acabou de mudar depois desse artigo…


Compartilhe