Início » Dicas, Truques e Macetes » Mitos e realidades sobre a conexão de internet

Mitos e realidades sobre a conexão de internet

Compartilhe

A internet está repleta de desinformação sobre praticamente qualquer assunto, e é importante derrubar alguns mitos de tempos em tempos. Até porque essas lendas informáticas são parciais e não contam com qualquer valor informativo.

Neste caso em específico, vale a pena corrigir alguns mitos que foram criados em torno da conexão de internet WiFi, com lendas que afetam diretamente o bom desempenho e experiência de uso.

Se você souber que esses mitos existem, pode combatê-los e, dessa forma, obter uma internet de melhor qualidade em sua casa ou escritório.

 

 

 

Uma conexão de internet precisa ter uma alta velocidade

Na verdade, pode ser até o contrário.

Com pelo menos 50 Mbps de upload e 10 Mbps de download, você terá uma excelente experiência de internet, sempre que a latência e a estabilidade deixarem.

A velocidade é importante, mas não é o fundamental. Latência e estabilidade são essenciais para uma boa conexão de internet. Você só precisa ter uma internet realmente rápida se for fazer download de arquivos muito pesados com frequência.

 

 

 

Uma alta velocidade garante uma boa conexão de internet

Mentira, é claro.

De novo: latência e estabilidade são os dois pontos fundamentais para garantir uma boa conexão de internet. Se a conexão cai o tempo todo, você pode ter 500 Mbps em casa, e nada vai adiantar. O ideal é que todos os itens aqui estejam em harmonia para que a experiência seja a melhor possível.

 

 

 

Devo evitar as conexões Wifi

Com a chegada do WiFi 5 e do WiFi 6, as conexões sem fio melhoraram de forma notável. É óbvio que algumas tarefas pedem a rede cabeada por ser melhor e mais estável, mas isso não quer dizer que você é obrigado a evitar as redes sem fio o tempo todo.

O WiFi 5 pode oferecer uma conexão mais rápida em distâncias médias. Ou seja, deixar o seu roteador próximo da TV e do videogame em uma rede sem fio pode entregar excelentes resultados.

Já o PC ou notebook conta com um desempenho melhor nas redes cabeadas.

 

 

 

Outros mitos e realidades que você deve levar em consideração

  • A conexão à Internet via Wi-Fi faz mal à saúde: não é verdade, está cientificamente comprovado.
  • O Wi-Fi tem um alcance pobre: também não é verdade, embora seja verdade que alguns obstáculos podem reduzir muito a intensidade do sinal.
  • As conexões Wi-Fi não são seguras: é outro mito. A realidade é que eles não são apenas seguros, mas também são muito fáceis de gerenciar e manter protegidos, pelo menos em um ambiente doméstico, e desde que utilizemos senhas confiáveis.
  • A conexão à Internet não depende do meu PC: a verdade é que depende e pode ser gravemente afetada. Por exemplo, se você usar uma conexão de Internet de 900 Mbps e conectar o PC ao roteador com um cabo de 100 Mbps, receberá apenas esses 100 Mbps. O mesmo se aplica a dispositivos que usam padrões sem fio que não são capazes de atingir essas velocidades .

Compartilhe