Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » Motorola, e o lançamento “inacabado”

Motorola, e o lançamento “inacabado”

Compartilhe

Um artigo 100% trabalhado no mais puro suco da inveja. Eu admito. E dessa forma, eu me livro do principal argumento futuro das críticas que vou receber por falar desse assunto tão abertamente.

A Motorola realizou um evento no México para apresentar os novos smartphones da linha Edge 50. E é claro que eu não fui convidado. E nem seria, depois de tudo o que falei sobre as políticas de atualização dos dispositivos da marca.

E está tudo certo. Eu entendo perfeitamente.

Mas não posso deixar de questionar a estratégia de marketing da Motorola em apresentar ao mercado smartphones que, em alguns modelos, não estão totalmente refinados na experiência de uso.

 

Como eu fiquei sabendo disso?

Acompanhando alguns vídeos de outros produtores de conteúdo que participaram do evento, o Barba (do ótimo canal Barba Sou Eu #recomendo) abordou abertamente o tema, algo que eu sinceramente agradeço.

Ele comentou que outros modelos que ainda não foram apresentados foram oferecidos para a primeira avaliação dos presentes, mas que não estavam finalizados na experiência de uso.

O Barba mesmo afirmou que não iria se aprofundar nas impressões dos aspectos fotográficos justamente por isso: por perceber que a experiência de uso ainda não estava plena.

E entendo que ele fez o correto: não dá para fazer uma avaliação mais profissional ou criteriosa sobre um produto que ainda precisa ser finalizado.

Mas é de se esperar (e eu torço para estar errado) que alguns produtores de conteúdo vão “queimar a largada” e apresentar o review de um produto inacabado.

E o motivo neste caso é simples: review dá audiência e views no YouTube. É o que a audiência mais quer ver nos canais de conteúdo.

Fico na torcida para que a Motorola tenha colocado algum tipo de embargo neste sentido. Mas não será surpresa se alguém burlar o embargo, já que “acordos existem para serem quebrados”.

E se acontecer, não isenta a Motorola de responder pelo problema que ela mesma criou.

 

Onde está o problema?

De novo: eu admito que estou escrevendo o artigo na força do ódio, e todo trabalhado na inveja, só para poupar você que vai me criticar no futuro.

Então, para começo de conversa: por que fazer esse verdadeiro “bonde do Motão sem freio” em mandar esses influenciadores para fora e NÃO ENTREGAR DISPOSITIVOS FINALIZADOS?

Só para ter barulho, dizer que lançou e, com alguma sorte, otimizar de forma direta os comentários positivos sobre os dispositivos apresentados?

Hum… não é a primeira vez que vejo isso.

E deixo claro que a responsabilidade dessa estratégia passa bem longe de ser do time de imprensa da Motorola Brasil que, apesar de todos os absurdos que disse nas últimas semanas sobre a política de atualizações do Android que a marca abraçou, mandou o release de imprensa desse lançamento.

Que bom que a Motorola AINDA não está levando tudo o que estou falando para o lado pessoal.

De qualquer forma, é no mínimo bem estranho.

A Motorola (Global) deveria ter trabalhado duro para entregar os dispositivos finalizados para os produtores de conteúdo. Tá, é legal ter acesso antecipado aos produtos… desde que eles estejam prontos.

Fica a impressão que a Motorola se deu conta que todas as concorrentes lançaram telefones com especificações similares e preços atraentes, e que só agora decidiu apresentar suas alternativas… que são mais caras, obviamente.

Mas… é só impressão.

Eu jamais afirmaria que a Motorola pensou dessa forma. #ironia

 

O Motorola Edge 50 Pro está pronto. Já os demais…

Aquele modelo que deu tempo de terminar está no mercado: o Motorola Edge 50 Pro. Tanto, que ele foi o único que gastei algum tempo para escrever sobre ele de forma imediata.

Os demais modelos serão devidamente comentados com o passar do tempo. Não vou entrar na pira de falar sobre tudo ao mesmo tempo e agora.

Quero que meus leitores gostem de ler o que estou escrevendo. Saturar a audiência de informação é algo que nem eu mais aguento.

Enfim, vou desligar o modo invejoso e aproveitar a vida em Floripa… que está debaixo d’água.

E que a Motorola entenda que esse movimento foi muito estranho. Dá sim para promover e falar sobre qualquer produto, mesmo de longe.

E se for para convidar influenciadores no futuro, entreguem o produto pronto. Facilita a vida de todo mundo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira