MTV VMA 2022 | Os indicados em Melhor Coreografia | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Música » MTV VMA 2022 | Os indicados em Melhor Coreografia

MTV VMA 2022 | Os indicados em Melhor Coreografia

Compartilhe

Eu não sei exatamente por que… mas desconfio que os fãs de BTS vão ficar um pouco chateados comigo depois deste post…

A categoria de Melhor Coreografia no MTV Video Music Awards 2022 apresenta indicados com propostas diferentes, estilos diferentes e resultados igualmente singulares.

Porém, diferente do que escrevi na categoria de Melhor Edição, além de alguns vídeos caírem no meu gosto com relativa facilidade, devo reconhecer que alguns artistas foram mais competentes e objetivos na ideia de apresentar uma coreografia mais envolvente e alinhada com a música.

Então, vou dar os meus dois centavos de opinião sobre os indicados a Melhor Coreografia no MTV VMA 2022… e estou preparado para levar pedradas.

 

 

 

Tem que saber dançar. E muito bem!

A coreografia em um videoclipe envolve toda a mecânica de expressão corporal alinhada com a música em execução e com o conceito estético do vídeo.

Ou seja, não basta colocar alguém se mexendo o tempo todo de forma aleatória e seguindo o ritmo da música. O cidadão precisa desenvolver uma sequência de movimentos ordenada e coerente com a canção e a narrativa do vídeo apresentado.

E em uma mídia onde temos videoclipes com coreografias absurdas com artistas do quilate de Michael Jackson, Janet Jackson e Paula Abdul (entre outros), é preciso muita inspiração e visão clara para conquistar o Astronauta de Prata.

 

 

 

O que eu gostei

São vídeos com conceitos diferentes e propostas diferentes, mas todos me agradaram de um modo geral.

“Permission to Dance” de BTS já era algo conhecido do grande público desde o meio do ano passado, e bem sabemos como esses caras conseguem executar uma coreografia com um sincronismo absurdo. Logo, a indicação desse vídeo não chega a ser uma grande novidade.

Aliás, um dos méritos do BTS nesse videoclipe é incorporar a linguagem de sinais em sua coreografia, em uma proposta plenamente inclusiva e empática, o que é sempre muito positivo.

Já Doja Cat mais uma vez manda muito bem com “Woman”, com ótimas pitadas de sensualidade. Essa mulher sabe muito bem como jogar o jogo a seu favor neste aspecto, e entrega resultados muito competentes.

E “Tears in the Club” de FKA twigs ft. The Weeknd é uma grata surpresa. Eu não conhecia essa música e não vi o videoclipe antes, e a coreografia desse vídeo é excelente. Ficaria feliz se esse aqui vencesse o VMA 2022.

Porém, existem os favoritos claros dessa categoria.

 

 

 

Quem eu acho que pode vencer

Pela ordem.

Eu tenho uma conexão emocional com “As It Was” de Harry Styles, e parte dessa conexão se dá pela coreografia apresentada no videoclipe. Ela é intimista, conceitual e artística, ajudando a compor a ideia geral de “obra de arte moderna” que esse vídeo possui.

Lembrando que Harry Styles venceu essa categoria no ano passado, com o excelente vídeo de “Threat People Like Kindness”.

Por outro lado, “INDUSTRY BABY” de Lil Nas X com Jack Harlow é forte pela energia que transmite, sem falar na ousadia do Montero (mais uma vez). Quero acreditar que ele realizou um sonho de vida ao colocar um monte de caras pelados pra dançar com ele debaixo do chuveiro (e, pelo amor de qualquer coisa, não encarem isso como uma crítica).

Além disso, o fato desse vídeo estar como indicado na principal categoria da noite (Vídeo do Ano) também ajuda em atrair um olhar mais atento dos votantes para as demais categorias técnicas.

Mas… se eu tivesse que dar o prêmio para um desses videoclipes, ou se tivesse que apostar o meu pouco dinheiro em um deles, seria em “Wild Side”, de Normani feat. Cardi B.

É a coreografia mais complexa entre os indicados, e Normani passa praticamente o vídeo inteiro executando essa combinação de danças que alternam entre o frenético e o sensual.

E é aqui que os fãs de BTS vão querer me matar.

Mas não posso fazer nada. É apenas a minha modesta opinião.

Se você não concorda comigo, o melhor que você pode fazer é votar no BTS nas categorias principais em vma.mtv.com.


Compartilhe
@oEduardoMoreira