novo-robo-da-google

Durante a New Economic Summit 2016 (NEST 2016) realizada em Tóquio (Japão), uma conferência apresentada por Andy Rubin, responsável por iniciar o programa de robótica na Google em 2013, contou com a presença no palco de Yuto Nakanishi, CEO e co-fundador da SCHAFT, para apresentar um interessante robô até então desconhecido.

A SCHAFT é uma das sete empresas adquiridas pela Google quando Rubin era chefe desse departamento, que ao lado da Boston Dynamics fizeram parte da iniciativa Replicant, mas que não foi tão divulgada como as demais. Por isso, é um pouco estranho que seja Rubin (que mais está na Google) o responsável por apresentar o projeto inédito da SCHAFT.

 

O desconhecido robô bípede da Alphabet

novo-robo-da-google-02

Nos três anos em que a SCHAFT fez parte da Google (agora Alphabet), nunca ficamos sabendo dessa empresa, que pertencia ao laboratório de tecnologia experimental da empresa, a X. Porém, de alguma forma, Rubin convenceu Nakanishi para essa apresentação.

O robô, que ainda não tem nome, possui um design que se baseia em duas pernas unidas para manter-se em equilíbrio. Não tem nada na parte superior, e entre as duas pernas possui um espaço que permite a articulação para subir e descer escadas, levar uma carga de até 60 quilos e se movimentar em espaços reduzidos.

O robô pode caminhar em superfícies irregulares sem problemas, suporta todo o tipo de condições ambientais e pode caminhar sobre a neve, superfícies molhadas, rochas, madeira e qualquer outro material. Entre as duas permas é possível colocar ferramentas para diversos tipos de tarefas.

Este não é um anúncio oficial do Alphabet, e todas as informações daqui vieram pelas redes sociais, através de pessoas que estavam no evento de apresentação. O porta-voz do X informa que “o que foi apresentado na NEST 2016 não foi um anúncio de um produto ou um preview específico de algum produto”. Logo, temos que esperar por mais informações sobre o robô bípede.

 

Via IEEE Spectrum