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O “Barbenheimer” tem um vencedor claro: o cinema como um todo

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O “Barbenheimer” funcionou. E todos venceram com ele.

O cinema americano está vivendo um verdadeiro furacão nas bilheterias com o lançamento simultâneo de duas produções épicas: ‘Oppenheimer’, dirigido por Christopher Nolan, e ‘Barbie’, sob a direção de Greta Gerwig. Os dados históricos de arrecadação estão sendo tão impressionantes que é preciso voltar no tempo, até a chegada de ‘Vingadores: Ultimato’, para encontrar uma performance comparável.

Esse fenômeno é um verdadeiro alívio para uma indústria de Hollywood, que se sentiu estrangulada e asfixiada com a queda nas bilheterias com filmes muito esperados e a greve dos roteiristas e dos atores. E em algum momento o cinema receberia boas notícias de alguma forma.

 

Os efeitos práticos do “Barbenheimer”

As produções têm recebido uma calorosa recepção por parte do público, com ambas alcançando a nota A no renomado sistema de classificação Cinemascore, que é a segunda nota mais alta possível. Essa pontuação elevada indica que ‘Oppenheimer’ e ‘Barbie’ estão agradando imensamente ao público, e são muito mais do que simples fenômenos passageiros de um único fim de semana, pois tudo aponta para um sucesso sustentado nas próximas semanas.

Para Christopher Nolan, ‘Oppenheimer’ torna-se sua quarta obra a receber essa cobiçada classificação A, após os aclamados ‘Batman Begins’, ‘O Cavaleiro das Trevas’ e ‘O Cavaleiro das Trevas Ressurge’. Vale mencionar que as duas primeiras obras do diretor, ‘Following’ e ‘Memento’, não foram submetidas a essa pesquisa de satisfação junto ao público.

Por sua vez, Greta Gerwig, que já havia conquistado um A- com sua adaptação de ‘Adoráveis Mulheres’, tem mais um motivo para comemorar, pois ‘Barbie’ também recebeu a nota A. ‘Lady Bird’, um dos trabalhos anteriores da cineasta, não foi avaliado pelo Cinemascore, mas posso dizer com propriedade que é um baita filme, com roteiro envolvente e discurso disruptivo.

 

Outros sites confirmam o sucesso de “Barbenheimer”

Os números de aprovação não se restringem apenas ao Cinemascore, pois segundo o site Deadline, tanto ‘Barbie’ quanto ‘Oppenheimer’ estão recebendo altas avaliações no PostTrak.

Cerca de 89% do público de ‘Barbie’ avaliou o filme positivamente, enquanto ‘Oppenheimer’ obteve 93% de aprovação. Além disso, 79% dos espectadores do filme de Greta Gerwig recomendariam a produção sem hesitação, e o percentual é de 74% para a obra de Christopher Nolan.

Esse sucesso avassalador nas bilheterias mais do que justifica a cunhagem do termo “Barbenheimer”, como uma forma de homenagear e destacar a grandiosidade dessas duas obras cinematográficas que estão encantando o público americano.

 

E como foi o primeiro final de semana nas bilheterias?

O fim de semana foi palco de um espetáculo sem precedentes nas bilheterias de cinema nos Estados. Tanto “Barbie” quanto “Oppenheimer” entraram para a história do cinema com uma arrecadação recorde em seus primeiros três dias de exibição.

Com uma estreia avassaladora, “Barbie” arrecadou aproximadamente 155 milhões de dólares em seu primeiro fim de semana nas telonas. Essa soma de dinheiro torna o filme o maior lançamento do ano até o momento, superando até mesmo produções de peso como “Super Mario Bros. O Filme”.

Além disso, “Barbie” também quebrou o recorde de filme dirigido por uma mulher com a maior bilheteria, derrubando o antigo reinado de “Capitã Marvel”. Vale ressaltar que a obra da Marvel Studios tinha o mérito de ser codirigida, enquanto “Barbie” é fruto do talento singular de Greta Gerwig.

Se “Barbie” arrasou nas bilheterias, “Oppenheimer” não ficou atrás e também fez história com sua estreia. Com uma arrecadação de cerca de 80,5 milhões de dólares, esse filme com classificação R nos EUA obteve o melhor lançamento desde o início da pandemia, superando o antigo recorde de “John Wick 4”. Para Christopher Nolan, esse é o terceiro melhor lançamento de sua carreira, ficando atrás de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”.

Os sucessos de “Barbie” e “Oppenheimer” não se limitaram às fronteiras americanas. Os dois filmes conquistaram o público internacional e arrecadaram valores impressionantes nas bilheterias.

“Barbie” superou a marca de 300 milhões de dólares em bilheteria internacional em seu primeiro fim de semana, provando que seu apelo transcende culturas e idiomas. Já “Oppenheimer” acumulou a soma de 88,9 milhões de dólares em outros países, totalizando uma receita global de 169,4 milhões de dólares.

 

E o “Barbenheimer” tem alguns vencedores…

As bilheterias de verão estavam em um momento desfavorável, mas a situação mudou com os lançamentos das produções de Christopher Nolan e Greta Gerwig, que encerraram a má fase e levaram os fãs às salas de cinema. Mesmo apostas consideradas seguras, como ‘Elementos’, ‘Indiana Jones e a Relíquia do Destino’ e ‘Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1’, tiveram resultados que variaram entre o discreto e o lamentável. Porém, para alegria dos estúdios, ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ conseguiram reverter o cenário desfavorável.

Dentre as duas produções, ‘Barbie’ desponta como a melhor estreia do verão, superando até mesmo o sucesso recente de ‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’, com uma arrecadação de 20 milhões de dólares nas pré-estreias. Especialistas preveem uma arrecadação em torno de 200 milhões de dólares.

Por outro lado, ‘Oppenheimer’ teve uma receita mais modesta no primeiro dia de exibição, arrecadando 9 milhões de dólares. Comparada com a receita mais robusta de ‘Barbie’, pode parecer pouco, mas é preciso lembrar que estamos falando de produções não comparáveis e que, mesmo assim, com números expressivos, especialmente levando em conta os trabalhos anteriores do diretor.

Em relação a ‘Dunkirk’, que teve uma estreia com 5,5 milhões de dólares e fechou seu primeiro fim de semana com 50 milhões, ‘Oppenheimer’ mostra-se promissor.

 

Uma das chaves para o sucesso de ‘Barbie’ reside nas incríveis pré-vendas de ingressos, que alcançaram patamares comparáveis apenas a ‘Avatar: O Caminho da Água’. A expectativa é de que o filme ultrapasse a marca de 200 milhões de dólares.

Além do sucesso comercial,os dois filmes têm sido elogiados pela crítica. ‘Barbie’ obteve uma pontuação de 81 no Metacritic, enquanto ‘Oppenheimer’ conquistou 90 pontos. Embora algumas produções não dependam do respaldo crítico para terem sucesso nas bilheterias, o apoio positivo da imprensa tem contribuído para aumentar a expectativa e o diálogo nas redes sociais, o que pode prolongar a permanência desses filmes em cartaz.

Contudo, resta uma dúvida sobre a sustentabilidade das bilheterias após o lançamento. Enquanto ‘Barbie’ parece ser uma aposta segura, o futuro de ‘Oppenheimer’ é mais incerto. O filme é aclamado pela energia visual característica de Nolan, mas sua narrativa mais centrada em diálogos e o retrato da idiossincrasia norte-americana podem afastar o público internacional.

Os estúdios responsáveis por “Barbie” e “Oppenheimer” têm todos os motivos para comemorar. Os filmes demonstraram sua lucratividade ao arrecadarem valores exorbitantes em comparação aos seus orçamentos de produção e marketing.

“Barbie”, com um orçamento de 145 milhões de dólares, já pode ser considerado um grande sucesso financeiro e deve continuar a ser uma máquina de fazer dinheiro nas próximas semanas. Da mesma forma, “Oppenheimer”, produzido com 100 milhões de dólares, mostrou que é um investimento seguro e rentável para o estúdio Universal.

De qualquer forma, é correto dizer que o grande vencedor do “Barbenheimer” é o cinema como um todo, que precisava se recuperar de uma temporada de verão quase desastrosa. Nós, como fãs de cinema, simplesmente adoramos o fato de ver dois ótimos filmes estreando nas salas. Ambos contam com um enorme potencial de reconhecimento nas principais premiações, e nem será preciso escolher qual dos dois podemos assistir.

Basta ficar umas seis horas no cinema e pronto: veja os dois filmes para ser feliz.


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@oEduardoMoreira