Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » O caso do logo invertido nos MacBooks da Apple que deixou Steve Jobs obcecado

O caso do logo invertido nos MacBooks da Apple que deixou Steve Jobs obcecado

Compartilhe

Steve Jobs era um obcecado. Controlador, meticuloso, metódico, perfeccionista…

Eu poderia passar horas escrevendo sobre diversos traços da personalidade do cofundador da Apple. E a maioria dessas características devem ser encaradas como motivos para o sucesso da empresa de Cupertino.

O que vou relatar neste artigo é mais um exemplo sobre como esse preciosismo de Jobs nos detalhes resultou em uma grande correção de erro nos laptops da empresa: o ícone da maçã mordida que ficava de cabeça para baixo quando alguém abria a tampa dos notebooks da marca.

 

O logo do universo invertido

Steve Jobs adotou um sistema interno de comunicação corporativa chamado “Can We Talk?”, para promover a comunicação aberta e a troca de ideias entre os colaboradores. A prática é mantida pelo atual CEO da Apple, Tim Cook, que tira as manhãs de segunda-feira para discutir questões importantes do negócio, sempre com o objetivo principal de melhorar o funcionamento da empresa e dos produtos.

E uma pergunta que aparecia de forma recorrente na época de Jobs era: por que o logotipo da Apple aparece de cabeça para baixo nos notebooks quando a tampa é aberta?

É simples de entender: quando você abria a tampa de um laptop Mac no passado, o logo da Apple aparecia de cabeça para baixo, se tornando visível de forma incorreta para as demais pessoas.

Jobs entendeu o erro, e pediu para que a equipe de design realizasse a mudança necessária para corrigir a falha. E essa solução foi bem simples, mas eficiente.

O logotipo foi posicionado na vertical, o que fez com que a maçã mordida aparecesse na posição correta quando a tampa do laptop era aberta. E essa simples mudança resultou em um impacto profundo na imagem da marca, criando um forte sinal de identidade e um sentimento de pertencimento aos usuários de computadores Mac.

Resultado: o ícone se tornou ainda mais icônico (sem trocadilhos), e qualquer pessoa sabe que aquele laptop aberto em uma Starbucks qualquer é da Apple, causando a inveja em qualquer pessoa.

 

Gerou problemas em Hollywood

Notebooks e computadores da Apple são utilizados o tempo todo em filmes e séries de TV, já que são produtos que vinculam os personagens ao mundo da tecnologia de alguma forma, entregando à narrativa um ar de modernidade.

E esse logotipo invertido foi um problema para a série de TV “Sex and the City”, produzida pela HBO.

Na trama, personagens como Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker) usavam regularmente computadores Mac em suas cenas. Afinal de contas, Carrie era uma escritora, e o uso do laptop era parte de sua construção de narrativa na trama.

O logo invertido dos notebooks da Apple resultou em uma contradição visual que afetou por diversas vezes a continuidade estética da série. Em alguns momentos, o time de pós-produção simplesmente se esquecia daquele pequeno detalhe, e não foram poucas as vezes que os laptops exibiam a maçã mordida invertida ou na orientação correta em cenas alternadas.

A solução aqui foi utilizar técnicas de edição e retoque digital para corrigir o logotipo de cabeça para baixo.

Aliás, mais um detalhe desse preciosismo da Apple nos detalhes em Hollywood: você não verá vilões utilizando computadores da marca. Há quem diga que existe uma espécie de acordo ou condição para que nenhuma produção no cinema e na TV vincule os produtos com o logo da maçã mordida com personalidades ruins nas histórias de ficção.

E essa é a história que evitou que você vivesse no universo invertido de Stranger Things no uso do seu computador.


Compartilhe
@oEduardoMoreira