Início » Software » O iOS 4 rodando no iPhone 12

O iOS 4 rodando no iPhone 12

Compartilhe

A primeira vez que a Apple adotou a nomenclatura iOS para o seu sistema operacional para smartphones foi em 2010, na versão iOS 4 (até então, o software se chamada iPhone OS). Pois bem, o desenvolvedor Zane de 18 anos de idade um aplicativo que permite o resgate dessa versão para funcionar nos iPhones atuais.

A mágica de nostalgia acontece com a ajuda do TestFlight, o que faz com que as vagas para os testes se esgotem rapidamente. Como alguém conseguiu testar e compartilhar com o mundo suas opiniões, eu mostro para você como foi esse teste.

 

 

 

O iOS 4 funcionando dentro do iOS 14

 

 

O OldOS criado por Zane brinca com a interface do iOS 4 nos iPhones atuais. Este é um projeto Open Source, onde qualquer um pode contribuir com este que é praticamente um segundo sistema operacional dentro do iOS 14.

Com ele, é possível navegar pela área de trabalho do smartphone, utilizar os seus ajustes normalmente, acessar aos aplicativos nativos daquela época, com a estética daquela época (como são os casos do Notas, iTunes e o antigo aplicativo de previsão do tempo), utilizar o aplicativo de câmera antigo com o HDR atual e até mesmo fazer o download de aplicativos e jogos a partir da antiga App Store (o software acaba redirecionando para a nova loja de aplicativos da Apple).

Ou seja, o OldOS integra de forma impecável o iOS 4 dentro do iOS 14, e seu funcionamento é realmente impressionante, apesar do projeto ainda estar nos seus primeiros passos.

O responsável por este feito afirma que existe uma pequena parte dos aplicativos do iOS 4 que ainda não funcionam na sua adaptação. Porém, com o bom ritmo das atualizações do projeto, ele não deve demorar para ser completamente funcional.

 

 

 

O que eu acho de tudo isso?

Acho o OldOS incrível.

Ele entra com relativa facilidade na minha lista de coisas que eu gostaria de ter feito se o meu cérebro fosse um pouco mais evoluído. Mas… não: decidi fazer blogs e podcasts, e olha só onde cheguei.

A nostalgia está na moda no mundo da tecnologia e da cultura pop, e projetos como esse tem tudo para fazer um sucesso enorme junto aos usuários. A grande pergunta que fica é: quanto tempo a Apple vai levar para mandar aquela notificação extrajudicial, alegando que Zane está violando as políticas de utilização de software e propriedade intelectual da empresa da maçã mordida?

Vamos aguardar.

 


Compartilhe