O Google adora easter eggs. Parece que ela se diverte em esconder pequenos brinquedos e surpresas para os seus usuários mais curiosos, e isso normalmente alegra o dia dessas pessoas. E o ovo de Páscoa escondido do dia vai deixar muito feliz os fãs de Kirk e Spock.
Tanto o Google Search como o Google Chrome (navegador web) contam com easter eggs escondidos, e esse tipo de referência já faz parte da cultura do mundo tecnológico. E o Doodle do buscador sempre foi utilizado para homenagear pessoas relevantes de diferentes segmentos.
O easter egg de hoje é claramente pensado nos trekkies, termo que faz referência aos fãs e amantes da saga Star Trek.
O ajuste do Google Chrome que fará a alegria dos fãs do Spock
Ao lado de Star Wars, Star Trek é uma das produções televisivas e/ou cinematográficas mais amadas pelo público nerd/geek, além de ser considerado hoje um dos mais importantes capítulos da história da cultura pop. E o Google homenageou a franquia em várias oportunidades no passado.
Uma dessas homenagens à Star Trek veio em forma de um Doodle que celebrou o aniversário da primeira transmissão televisiva da série original. E quando essa imagem veio a público, ela foi muito celebrada entre a comunidade Trekkie. Afinal de contas, era uma divertida e bem-criada referência à produção exibida pela NBC no final da década de 1960.
Agora, os fãs de Star Trek vão se sentir novamente representados e identificados com o amor e o respeito que o Google demonstra pela franquia, a partir de um novo ajuste na ferramenta de busca da gigante de Mountain View que está oculto da maioria dos usuários (mas que será revelado neste artigo, de forma bem conveniente).
Muito provavelmente o recurso que vou descrever a partir de agora simplesmente passou batido pela grande maioria dos usuários. Apenas aqueles mais experientes ou curiosos, que revisam periodicamente as preferências do Google e as atualizações periódicas do software sabem que essa função existe.
Se você realizar uma busca profunda nas preferências do motor de busca do Google, vai descobrir que um dos idiomas disponíveis entre as opções é justamente o Klingon. Para quem não sabe, este é o idioma oficial dos Klingons, raça alienígena fictícia do universo de Star Trek. E se você tem o domínio desse idioma (seja porque você veio de outro planeta, seja porque você é muito fã da franquia), pode utilizá-lo no mecanismo de busca.
Para habilitar o recurso, é bem simples (apesar do menu estar escondido dentro do Google): abra a aba de idiomas na área de configurações das buscas do Google e amplie a lista de dialetos que podem ser associados em todos os seus produtos compatíveis dentro da empresa de Mountain View. Na lista ampliada, basta escolher o Klingon, salvar as modificações e começar a utilizar o Gogole no melhor estilo Trekkie.
Vou usar esse recurso?
Muito provavelmente não. E não é por não gostar de Star Trek.
Na verdade, eu até gosto de Star Trek. Mas gosto mais de Star Wars. Bem mais. E, ainda assim, não sou fã o suficiente de Star Trek para ter pleno domínio do idioma Klingon. Por isso, estou impossibilitado em usar o buscador do Google com esse idioma.
De qualquer forma, entendo que a dica é mais do que válida para aqueles usuários que são realmente fãs de Star Trek e querem praticar um pouco mais do Klingon para conversar com os amigos neste idioma. Vale a pena ao menos dar uma olhada no recurso, mas tente não se perder depois que a linguagem das configurações do Google mudar para algo incompreensível para a sua rasa compreensão idiomática.