A comunidade de usuários e entusiastas do sistema operacional Windows aguarda ansiosamente pelo próximo lançamento da Microsoft, o Windows 12. Ainda falta algum tempo para a versão final do software chegar ao mercado, mas os rumores e especulações já circulam na internet.
O lançamento conturbado do Windows 11 levanta questões sobre o ciclo de vida e a qualidade do sistema operacional atual. Muita gente não gosta dessa versão (não é o meu caso), mas também não dá para dizer que estamos diante do pior Windows da história. Mesmo porque esse título ninguém tira do Windows Vista (ou do Windows 8… ou do Windows ME…).
De qualquer forma, desde o lançamento do Windows 11, ficou meio evidente que ele foi resultado do cancelamento do projeto Windows 10X, que buscava trazer inovações ao sistema operacional.
E agora, todo mundo pensa no Windows 12, a ponto de reimaginarem o sistema operacional.
Os problemas do Windows 11 estimulam a chegada do Windows 12
O Windows 11 tem enfrentado uma série de problemas e falhas desde o seu lançamento. Um exemplo recente é a degradação do desempenho das memórias SSD, que afeta negativamente o desempenho global do sistema. Esses contratempos levam muitos usuários a permanecerem no Windows 10 por mais algum tempo.
Diante disso, surge a pergunta: o Windows 12 será para o Windows 11 o que o Windows 10 foi para o Windows 8 e o Windows 7 foi para o Windows Vista? Embora ainda não existam fatos para responder a essa pergunta, a repetição desse ciclo ao longo dos anos nos leva a especular que seja possível.
Enquanto esperamos por mais informações oficiais, designers independentes têm compartilhado conceitos do Windows 12, liberando a imaginação para o que pode chegar no futuro.
Um Windows 12 que chama a atenção
Um desses conceitos, criado pelo YouTuber AR 4789, tem chamado a atenção. Esse design minimalista apresenta uma segregação de elementos da barra de tarefas, lembrando em alguns aspectos o estilo do macOS. Além disso, destaca-se a integração entre os temas claro e escuro, algo que a Microsoft tem avançado no Windows 11, mas ainda com margem para melhorias.
Embora o design conceitual tenha suas partes a serem aprimoradas, desperta curiosidade sobre como o Windows 12 se assemelhará a essa proposta visual.
Será que isso indicará que estamos diante de uma versão mais promissora do sistema operacional da Microsoft?
Eu até que gostaria de ver um futuro Windows 12 dessa forma: mais minimalista, esteticamente mais limpo e, principalmente, mais eficiente que o Windows 11.
Anotou tudo, dona Microsoft?