Os alto-falantes para PC estão vivendo uma segunda juventude | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Acessórios » Os alto-falantes para PC estão vivendo uma segunda juventude

Os alto-falantes para PC estão vivendo uma segunda juventude

Compartilhe

Quem poderia imaginar que isso poderia acontecer?

Uma das primeiras coisas que eu adquiri depois que comprei o meu primeiro PC desktop foi comprar um kit multimídia com dois alto-falantes para fazer companhia ao meu monitor. Porém com o passar do tempo, os monitores passaram a integrar alto-falantes, aposentando os acessórios sonoros dedicados.

Porém, de forma quase surpreendente, cá estou eu com novos alto-falantes com LED (e uma barra de som) abaixo do meu monitor suspenso. E aí percebo que este tipo de acessório está mais vivo do que nunca, com uma comunidade que aproveita o seu amadurecimento de forma intensa.

 

 

 

Nem dá para reconhecer os alto-falantes de PC do passado

Vamos combinar: diante dos produtos que estão no mercado hoje, aqueles alto-falantes da Sound Blaster que muitos de nós se orgulhavam em ter na mesa do computador são coisas simplesmente insossas e horrorosas.

Hoje, é possível entender por que as pessoas desistiram dos alto-falantes para PC: porque o design não mudava nuca. Era sempre aquela caixa nas cores branco e cinza, e nada mais.

Resultado: as pessoas passaram a usar fones de ouvido, e começaram a esconder os alto-falantes embaixo da mesa de trabalho ou jogo, de tanta vergonha que sentiam dos amigos e familiares.

Foram os gamers que impulsionaram os mercados de fones de ouvido para PCs e promoveram o desaparecimento dos alto-falantes nos computadores. Além disso, o aumento de uso dos notebooks e o amadurecimento dos fones de ouvido sem fio foram decisivos nesse processo de morte.

Ou melhor… um hiato na carreira. Pois o tempo mostrou que os alto-falantes para PC só deram um tempo mesmo, e voltaram com tudo. Rejuvenescidos, amadurecidos, mais potentes e (finalmente, graças a Deus) muito mais atraentes nos aspectos estéticos.

 

 

 

A volta triunfal dos alto-falantes para PC

Os gamers esconderam os alto-falantes para PC e, de forma bem coerente, voltaram a posicioná-los em local de destaque nas suas bancadas. E aí, pessoas como eu, que adora seguir as tendências, decidiu fazer o mesmo.

Hoje, muitos influenciadores digitais conseguem a atenção desejada publicando fotos e vídeos dos seus setups informáticos, onde os alto-falantes acabam ganhando destaque de forma quase inevitável.

Muitos usuários também perceberam que a melhor forma para assistir filmes e séries no computador (algo que os jovens fazem com frequência nos dias de hoje) ou ouvir música é mesmo através dos alto-falantes e não pelos fones de ouvido, justamente pela capacidade do acessório em preencher o ambiente com um som de alta qualidade.

Além disso, muitos fabricantes decidiram colocar novas tecnologias nesses alto-falantes. Como foi o caso da Creative, que colocou um sistema de “som holográfico” em um alto-falante multicanal, que nada mais é do que a sua solução para oferecer um áudio 3D em 360 graus.

Tá, tem muita gente que ainda prefere os fones de ouvido para o consumo de conteúdo multimídia, e não tiro a razão dessas pessoas. Porém, com os fones sem fio existentes no mercado, a diversão tende a ser limitada pela bateria do acessório. E um alto-falante está conectado à rede elétrica o tempo todo.

De qualquer forma, o que realmente importa aqui é a possibilidade dos usuários poderem escolher o que elas mais desejam. E ter os alto-falantes para PC de volta é algo que me alegra muito. Nem sempre quero usar fones de ouvido por horas. Em alguns casos, quero ter o ambiente do meu apartamento preenchido por uma boa música.

É isso!


Compartilhe
@oEduardoMoreira