Um dos debates mais emblemáticos entre os fãs de cinema e TV envolve a dúvida sobre quais são os melhores (e os piores) atores e atrizes da história, e alcançar o consenso baseado em critérios subjetivos é algo impossível.
Além disso, é muito difícil quantificar a arte, sob pena de cometermos injustiças históricas por conta dos diferentes momentos do cinema e até mesmo das tendências de atuação. Como comparar o cinema mudo com os atores adeptos do “método”?
Então, nada melhor do que colocar a ciência e os números para trabalhar em função dos mais curiosos, e dessa forma descobrir quais são os melhores de todos os tempos a partir de um ranking com critérios objetivos.
Os campeões de bilheteria, segundo a matemática
Antes de continuar, eu quero deixar bem claro que só estou compartilhando as informações. Tudo o que vou dizer não está diretamente alinhado com os resultados da pesquisa, e entendo que, neste caso, números podem ser frios, não mostrando a capacidade individual de atuação ou a qualidade das obras cinematográficas.
Dito isso, quem encomendou a pesquisa foi o site The Hustle, que cominou dados de sites de crítica especializada como Rotten Tomatoes e Metacritic com os números alcançados pelos filmes nas bilheterias para avaliar o desempenho dos atores.
É importante destacar que o estudo não ajustou os valores nominais em função da inflação, e está focado apenas na bilheteria nos Estados Unidos, ignorando o impacto global de cada filme da lista.
Então, considerando todos os critérios previamente mencionados, temos de forma quase (não) surpreendente a grande maioria dos atores e atrizes mencionados como mais bem-sucedidos nas bilheterias aqueles que participaram de alguma franquia de propriedade da Disney, especialmente em sagas de longa duração.
Neste aspecto, Letitia Wright supera Tom Holland como a atriz com mais sucesso de bilheteria. Outros nomes mencionados são Chris Pratt, Lupita Nyong’o, Emma Watson (a grande exceção por não estar em uma franquia da Disney, já que Harry Potter pertence à Warner Bros. Discovery), John Boyega e Daisy Ridley, todos associados a sagas de longa duração.
As distorções do estudo
Esse estudo é muito bizarro, pois comete distorções absurdas quando leva em consideração o sucesso nas bilheterias.
Ver o nome da espetacular Olivia Colman ao lado de Katie Holmes (que desapareceu de Hollywood) e Bella Thorne (que abandonou a carreira cinematográfica para ficar milionária no OnlyFans) como uma das atrizes que não foram bem-sucedidas nas bilheterias é uma distorção de narrativa sem precedentes. É quase uma ofensa ao bom gosto.
Porém, o estudo toma o cuidado de deixar claro que o sucesso financeiro não é o único critério levado em consideração para entregar os números apresentados. A crítica especializada também teve um grande peso nos resultados do estudo.
A prova disso é que atores como Tom Hanks, Leonardo DiCaprio e Emma Watson estão entre os mais bem avaliados pela crítica, de acordo com o Metacritic, em uma lista liderada por Lupita Nyong’o.
Aqui, nada contra Lupita, que é uma excelente atriz. Mas o fato dela ficar na frente de Leonardo DiCaprio é mais uma prova de que a popularidade das franquias pode sobrepor os projetos mais artísticos.
O que atenua essa escolha em particular é que Nyong’o, Hanks e DiCaprio são vencedores de um Oscar, o que é um indício claro de que suas respectivas capacidades de atuação foram consideradas na hora de formar o ranking baseado no fator matemático.
Porém, só Lupita está nas franquias da Marvel. E Oscar até a Gwyneth Paltrow tem.
E quais são os preferidos (e detestados) dos críticos?
O nome de Daniel Day-Lewis domina a avaliação com uma nota média de 77,6 no Metacritic. E aqui, sua capacidade de atuação é quase incontestável. Mas sua média pode estar elevada pelo fato de o ator ser extremamente seletivo em seus projetos (o que não está tão errado assim, já que foi indicado aos grandes prêmios na maioria dos poucos filmes que atuou).
Nomes como Carey Mulligan e Lupita Nyong’o também são mencionados entre os favoritos dos críticos. Mas… vamos combinar que elogiar pessoas é algo muito fácil. O que queremos ver mesmo são os nomes entre os atores mais detestados entre os críticos.
E a lista até que é coerente (e me desculpem os fãs desses atores). Marlon Wayans, Megan Fox, Steven Seagal e Johnny Knoxville estão entre os menos apreciados pela crítica (e com justiça, convenhamos…).
Mas os menos apreciados pelos críticos são Rob Schneider, Hillary Duff e Katt Williams, que ocupam as últimas posições do ranking entre os críticos (nessa ordem).