Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas, Truques e Macetes » Os sintomas mais comuns que indicam um vício nas redes sociais

Os sintomas mais comuns que indicam um vício nas redes sociais

Compartilhe

Fato: todo mundo está em pelo menos uma rede social. Exceto a minha mãe, que não tem mais condições de usar equipamentos eletrônicos (e, se tivesse, estaria no mínimo no WhatsApp).

E com tudo o que aconteceu nos últimos dois anos em nossas vidas, passamos muito mais tempo nas redes sociais. Foi inevitável: o distanciamento social fez com que todos procurassem formas de se aproximar de amigos e familiares.

O problema é que esse uso exagerado das redes sociais pode se transformar em um vício que pode ser perigoso nos mais diferentes aspectos. Por isso, é melhor que você detecte os sintomas antes de precisar remediar os efeitos práticos, o que dá muito mais trabalho.

Vamos mostrar neste post alguns sinais que podem apontar para um vício nas redes sociais. Um pouco de senso crítico pode ajudar nessa detecção do problema.

 

 

 

Cuidado: você pode ser um viciado nas redes sociais e nem sabe

Com os problemas que o mundo enfrentou nos últimos dois anos, dá para dizer sem medo de errar que, no mínimo, dobramos as horas que passamos diante das telas, e está cada vez mais difícil se distanciar e se desconectar das diferentes plataformas disponíveis.

Até porque as principais redes sociais do mercado foram desenvolvidas para que os usuários passem o maior tempo possível conectados nas plataformas, diante das telas de computadores e smartphones.

Agora, some o cenário problemático que nós ainda vivemos e os problemas de ansiedade que muitas pessoas estão passando, e é fácil entender por que as pessoas estão ficando cada vez mais viciadas nas redes sociais. Com uma multiplicidade de serviços que podem se adaptar aos nossos gostos, necessidades e preferências, as plataformas são cada vez mais utilizadas e por mais tempo.

Mas… o quão viciados estamos nas redes sociais?

É difícil responder a esta pergunta. E, dependendo do ponto de vista e da pessoa em questão, o cenário é conflitante. E não é fácil para algumas pessoas simplesmente deixar de lado o contato com o mundo exterior para cuidar da própria vida.

Se você está preocupado se algum parente ou amigo tem um problema com o uso exagerado das redes sociais, ou se você mesmo sente que está exagerando na dose (apesar de ser difícil avaliar de forma objetiva o que é ou não um vício), existem alguns sintomas que podem ser comuns no comportamento, o que ajuda a detectar o problema.

 

 

 

O que pode denunciar um vício nas redes sociais?

É bem simples: de um modo geral, você usa as redes sociais durante o tempo que você tem de descanso ou tempo livre. E é esse tempo que a pessoa sente a necessidade quase incontrolável de interagir com outras pessoas, ou receber algum tipo de interação de terceiros.

Isso está bem longe de ser saudável, obviamente.

Leve também em consideração que esse vício pode afetar também o seu desempenho no trabalho ou estudo, deixando uma sensação de ansiedade por não se conectar com outras pessoas, e até se refletindo em problemas para realizar outras atividades sem estar preso às redes sociais.

É preciso deixar claro que o mais importante é procurar ajuda profissional se você detectar um problema com as redes sociais. Pode até não ser um vício nessas plataformas, mas o indício que outro problema pode se fazer presente, e você não sabe.

De qualquer forma, procure ajuda o quanto antes.


Compartilhe
@oEduardoMoreira