Você, jovem que eventualmente está lendo este artigo (e eu sei que a minha audiência é composta em sua maioria por uma faixa etária mais elevada), jamais teve a experiência de usar um Palm na vida.
Antes dos smartphones, antes dos tablets e antes de muitos computadores portáteis na proposta que conhecemos hoje, o Palm, ou Assistente Digital Pessoal era o ápice em tecnologia móvel, além de sinônimo de modernidade para geeks como eu.
E o motivo para criar esse conteúdo é para informar a todos que o Internet Archive conta com uma biblioteca específica para o Palm Pilot, oferecendo um emulador do Palm OS e mais de 500 aplicativos compatíveis para ele.
Palm Pilot, um produto que deixa saudades
Para muitos que estão usando o mundo da tecnologia a mais tempo, o Palm foi a primeira experiência de tecnologia móvel, e representa um momento importante no consumo de gadgets. Foi o meu caso.
O meu primeiro Palm eu comprei de segunda mão via MercadoLivre. Não contava com tela com retroiluminação (era monocromática, com backlight em verde), não tinha muito espaço de armazenamento e funcionava com pilhas AAA que, quando substituídas, eliminava todos os dados nele armazenados.
Mesmo assim, eu adorava o fato em poder usar um Palm Pilot. Nele, organizei minhas primeiras agendas profissionais e de atividades musicais, adicionei os meus primeiros contatos com telefones e endereços, fiz listas de compras e me sentia o máximo utilizando a canetinha para apontar os elementos no sistema operacional.
Com o tempo, fui investindo em produtos mais completos, mais leves no peso e mais potentes nas suas capacidades de execução de software. Me lembro que um dos modelos mais recentes que adquiri era potente o suficiente para executar um emulador do NES de forma integrada. Na minha memória, tenho registros de jogar Super Mario Bros no dispositivo em algum momento.
Hoje, temos os smartphones que contam com um aplicativo para qualquer coisa, e o Palm foi naturalmente superado por um dispositivo que é muito mais completo em sua proposta. Isso resultou no seu desaparecimento do mercado, mas não da memória dos usuários mais nostálgicos.
E como a nostalgia está na moda, o Internet Archive aproveita o momento para nos entregar esse presente em forma de emuladores e programas esquecidos no passado.
Uma viagem no tempo, (quase) literalmente
O novo segmento do Internet Archive responde pelo nome «Software Library: Palm and Palm Pilot», e inclui uma cópia funcional do emulador Cloud Pilot.
É o Cloud Pilot o programa responsável por executar mais de 500 aplicativos compatíveis com o Palm Pilot, distribuídos entre jogos, programas de produtividade, widgets e muitos softwares do tipo “trialware” (que funcionam de forma gratuita por um determinado período).
O software emulador vai funcionar de forma totalmente independente de outros aplicativos, rodando a partir do navegador web. Os aplicativos vão funcionar de forma imediata, e o desempenho é excelente na maior parte do tempo.
É claro que alguns programas podem apresentar mensagens de erro e inconsistência com o emulador, já que dependem de funções secundárias de recursos que só estão disponíveis em um Palm Pilot de verdade, como por exemplo a porta serial e a porta de infravermelho. Mas são poucos os aplicativos que apresentam essas anormalidades.
Também chama a atenção a quantidade de aplicativos shareware e trialware, que eram mecanismos muito populares no universo Palm, entregando apps com versões reduzidas ou com limite de tempo de uso gratuito.
Por fim, o emulador do Palm consegue registrar os toques na tela e o acionamento dos botões físicos do dispositivo, algo essencial para o funcionamento de alguns programas, incluindo o menu contextual que dá acesso a diferentes parâmetros de configuração e outras opções.
Se você tem curiosidade sobre como uma tecnologia do passado funciona ou só quer relembrar os bons tempos de um gadget que marcou na vida de muitos usuários, não deixe de visitar o «Software Library: Palm and Palm Pilot» do Internet Archive.