Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » Por que a luz azul dos smartphones é melhor para a visão?

Por que a luz azul dos smartphones é melhor para a visão?

Compartilhe

De tempos em tempos, eu produzo alguns conteúdos pensados na saúde dos usuários de tecnologia, já que muitos leitores estão efetivamente preocupados em como melhorar a sua relação com os dispositivos que possui neste aspecto.

Aqui, não estou apenas considerando a possibilidade de utilizar os relógios e pulseiras inteligentes para quantificar exercícios, comportamento do sono, batimentos cardíacos e outros aspectos considerados importantes para a saúde das pessoas.

Estou falando em como o uso diário desses dispositivos podem influenciar no nosso comportamento em outros campos. Como, por exemplo, o sono.

Neste caso, vamos explicar melhor neste artigo por que a luz azul emitida pela tela de alguns smartphones é benéfica para a nossa vista.

 

Explicando melhor o funcionamento da luz azul

Muitos usuários de tecnologia já sabem que vários smartphones que estão disponíveis no mercado contam com o recurso de luz azul integrada. E esse grupo também sabe que essa funcionalidade é benéfica para a visão de quem está usando esses dispositivos.

O problema é que muitas pessoas não sabem como e por que essa funcionalidade entrega esse benefício direto para a nossa saúde. E é meu papel apresentar informações relevantes para melhorar a relação das pessoas com os dispositivos com os quais interagimos todos os dias.

Os smartphones utilizam uma tecnologia de tela de retroalimentação da luz para exibir os conteúdos. A luz azul é produzida mediante a adição de um filtro de cor azul ao sistema de retroalimentação, que reduz a emissão das cores vermelho e amarelo.

O resultado do processo é uma maior emissão de luz azul na tela, que combinado com os modos específicos de software adicionados pelos fabricantes pensados no uso noturno ou em ambientes com baixa luminosidade (como são os casos dos modos de leitura ou modo noturno), a experiência visual é melhorada, ajudando a reduzir a fadiga visual que tanto atrapalha o usuário a pegar no sono no final da noite.

Tá. Em teoria, todos os dispositivos que contam com uma tela podem emitir a luz azul. Os smartphones já se diferenciam dos demais gadgets porque contam com o modo noturno para deixar a experiência visual mais confortável para o final do dia.

Mas… por que a luz azul dos smartphones são melhores que as demais?

 

Por que a luz azul dos smartphones é melhor?

A luz azul dos dispositivos móveis é considerada melhor para a visão em comparação com as luzes amarela e branca tradicionais porque ela se aproxima mais da luz natural do dia, fazendo com que os olhos se adaptem à luz do dispositivo com maior facilidade, reduzindo a fadiga visual por conta dos períodos mais prolongados de uso.

Além disso, a luz azul pode ajudar a regular o ritmo cardíaco do corpo, melhorando o sono e o bem-estar geral.

O ritmo cardíaco do nosso corpo trabalha em função das mudanças fisiológicas e comportamentais. É controlado pelo relógio biológico interno do corpo, ou relógio circadiano, localizado no hipotálamo. Ele sincroniza os processos biológicos do corpo com a rotação da Terra.

Por isso (também) é que não é aconselhado usar as telas antes de dormir: o corpo precisa entender que não estamos de dia, que não há luz, e que chegou a hora de dormir.

As mudanças do relógio biológico ajudam também na liberação de hormônicos como a melatonina, que é responsável por regular o sono, ajusta a temperatura corporal que cai durante a noite e aumenta durante o dia, a frequência cardíaca e a pressão arterial, a sensação de fome que vai aumentando ao longo do dia, entre outros fatores.

A tecnologia atual pode afetar todo esse ritmo do corpo, e é necessário tomar medidas para não enganar demais o hipotálamo.

De qualquer forma, é possível que daqui a milhares de anos tudo isso deixe de ter algum sentido, mas pelo menos nesse momento os nossos antigos hábitos e costumes ainda mandam em nosso organismo.


Compartilhe
@oEduardoMoreira