Press "Enter" to skip to content
Início » Variedades » Por que você não encontra pontos de exclamação (!) no site da Apple?

Por que você não encontra pontos de exclamação (!) no site da Apple?

Compartilhe

Por que você não encontra pontos de exclamação (!) no site da Apple?

Essa pergunta pode ser estúpida em um blog mais estúpido ainda, mas acredito que pode render um bom artigo com uma curiosidade sobre uma marca que sempre chama a atenção de todos. E neste caso, pontos de exclamação são úteis para destacar uma sentença ou frase para quem está lendo um texto.

Mas a Apple gosta de afrontar convenções e estabelecer estratégias diferenciadas para promover os seus produtos. E vou dedicar um tempo explicando o que acontece neste caso.

 

A resposta está no DNA da Apple

Minimalismo e funcionalidade.

A Apple realmente acredita que a qualidade de seus produtos fala por si só, e que o uso de exclamações seria desnecessário e até mesmo prejudicial, desviando o foco do que realmente importa: a experiência do usuário.

Em vez de apelar para a emoção momentânea, a Apple opta por construir uma relação de confiança com seus clientes. A falta de exclamações transmite seriedade e profissionalismo, reforçando a percepção de que os produtos da marca são premium e confiáveis.

Escrevendo dessa forma, até consigo imaginar que tais palavras realmente saíram da cabeça do Steve Jobs. Não que eu pense como ele, mas a percepção que ele tinha sobre a marca e seus produtos era mais ou menos essa.

Várias marcas, empresas e blogs fuleiros de tecnologia usam as exclamações como ferramentas de marketing persuasiva, gerando o senso de urgência, emoção ou ênfase para criar necessidades artificiais nos leitores ou consumidores.

A Apple não precisa disso, pois seus produtos são “mágicos e revolucionários”, entregando uma experiência única para os seus clientes. Logo, artifícios linguísticos são desnecessários. Basta dizer “é um iPhone”, e os fanboys começam a ovular automaticamente.

Logo, dispensar as exclamações é apenas um reflexo dessa filosofia. A duradoura relação com os clientes agrega valor aos produtos da Apple. E exclamações não são nada diante da confiança que os usuários possuem na marca.

E… haja confiança para pagar o preço que a Apple cobra em um iPhone…

 

A força da simplicidade

A Apple sempre reconheceu que o minimalismo pode ser tão poderoso quanto a exuberância, e que a simplicidade pode ser uma forma de sofisticação. É só olhar para as caixas dos produtos, contando apenas com o nome e a imagem do produto. Isso virou padrão no mercado de tecnologia.

A empresa convida os seus clientes a uma experiência mais profunda e reflexiva, criando uma conexão emocional com os seus consumidores. E conseguiu, já que existem Apple Fanboys espalhados por todo o planeta.

O “menos é mais” da Apple resulta em um produto que se destaca naturalmente pela qualidade e experiência de uso. É a proposta da experiência única que a gigante de Cupertino sempre promoveu.

 

Ser autêntica e inovadora

Por fim, a Apple carrega como valores a autenticidade, a inovação e a qualidade. Steve Jobs sempre defendeu essas bandeiras, e a empresa até hoje procura (dentro de suas possibilidades) entregar produtos e serviços alinhados com esses princípios.

É uma marca que não segue tendências. Ela cria novos conceitos, dita regras e ajuda a direcionar o mercado nos grandes e pequenos detalhes. É uma Apple sempre fiel à sua identidade, mesmo que isso signifique ir contra a corrente…

…e lançar o iPhone Mini quando ninguém mais quer um smartphone compacto.

Sua obsessão por qualidade nos detalhes bem cuidados e executados mostra uma empresa que não se contenta em entregar nada menos que o melhor. E um ponto de exclamação poderia colocar essa excelência a perder rapidamente.

Estou sendo irônico no final do parágrafo anterior, caso não tenha percebido.

 

Considerações finais

Não acho que o fato da Apple eliminar o ponto de exclamação represente uma mudança no futuro das comunicações. É um detalhe tão pequeno, que não vai provocar uma revolução neste aspecto de nossas vidas.

Por outro lado, apostar em uma comunicação simples e direta, com transparência e honestidade, pode dar certo. Seja porque a humanidade não está com paciência para consumir conteúdos longos (como esse), seja porque estamos saturados de um marketing poluído e artificial.

É fato que a comunicação do ser humano mudou de forma drástica com o advento das redes sociais. Nós consumimos conteúdo e estabelecemos conversas em formatos minimalistas, utilizando emojis e poucas palavras para expressar pensamentos e sentimentos.

A Apple certamente está de olho nessa mudança, e remover um ponto de exclamação na comunicação pode simplificar o processo e, com alguma sorte, humanizar a propaganda de um produto ou serviço.

Sim, eu sei que é estratégico este movimento da gigante de Cupertino. E é interessante fazer essa reflexão sobre algo que passa batido para a maioria das pessoas.


Compartilhe
@oEduardoMoreira