Que feio, Casas Bahia… QUE FEIO!
Deixar uma galera na ilusão de uma possível compra da vida deveria ser crime. E, na verdade, é. Principalmente quando o produto pode custar até R$ 3 mil e a loja “oferece” por R$ 679. Ou custar mais de R$ 2 mil e ser “oferecido” por R$ 1.050.
Foi o que aconteceu durante a Black Friday das Casas Bahia. Um Galaxy Note 20 por R$ 679 ou o Galaxy S20 FE por R$ 1.050. E muita gente acreditou nisso…
…sem imaginar que teriam essas compras canceladas poucos minutos depois.
Prometeu, tem que cumprir!
A Casas Bahia não pode criar uma expectativa desse porte nas pessoas. É o mesmo de prometerem para mim um enorme bolo de chocolate e entregarem uma torta de brócolis. A decepção é enorme.
E o pior é que as pessoas estavam dispostas a pagar pelos produtos anunciados. Ninguém queria nada de graça. Só queria o preço que encontraram no site da Casas Bahia que, por sua vez, prometeu descontos de até 80% em alguns produtos.
Prometeu… mas não cumpriu!
Que coisa, Casas Bahia!
Se eu prometo pagar as parcelas da minha compra e não cumpro com isso, a Casas Bahia coloca o meu nome no SPC e Serasa mais rápido do que o processo de compra desses smartphones em seu site. Agora, a loja pisa na bola com uma galera e quer resolver com um simples pedido de desculpas?
Nada disso! Prometeu, tem que cumprir!
Tão rápido as pessoas detectaram que estavam sendo enganadas (para dizer o mínimo), a hashtag #BlackFraudeCasasBahia subiu, e nesse ponto, o estrago já está feito. A desconfiança contra a Via Varejo (que é quem administra hoje a marca Casas Bahia) está estabelecida, e recuperar a imagem depois dessa vai ser difícil.
Eu sentiria a mesma revolta que os compradores do Note 20 e do Galaxy S20 FE a preços de verdadeira Black Friday estão vivenciando. De novo: despertar o monstro da expectativa nas pessoas é algo que fatalmente vai se voltar contra você.
Você já viu o que os monstros fizeram com Tóquio por diversas e diversas vezes? Então… agora pense em milhares de monstros acabando com a Casas Bahia, um por um.
E, antes que me pergunte: a Casas Bahia cancelou as compras e devolveu o dinheiro de todo mundo que tentou comprar os produtos. Ou seja, em teoria, ninguém saiu no prejuízo. Na prática, há o tal prejuízo de tempo gasto no processo de compra e na decepção em não receber o produto pelo preço anunciado.
E ainda acho que esse cenário pode piorar.
Será que vou receber o meu Galaxy S20 FE?
Eu me atrevi a comprar mais uma unidade do Samsung Galaxy S20 FE de 256 GB durante a Black Friday, com o objetivo de produzir conteúdos para os meus canais de vídeos. E, apesar do produto já contar com status de “em transporte”, a previsão de entrega dele já foi alterada para 8 de dezembro de 2021.
Tudo bem isso não é tão grave assim. Porém, diante do retrospecto recente, é de desconfiar que a Casas Bahia vendeu mais produtos do que poderia fornecer.
O tempo vai dizer sobre a real desse pequeno grande detalhe da prorrogação no prazo de entrega. Só espero estar enganado sobre as percepções que a própria Casas Bahia entregou diante do bizarro caso do Galaxy Note 20 por R$ 679 que ninguém vai receber.