RetroBar entrega a barra de tarefas do Windows 95 no Windows 10 e 11 Press "Enter" to skip to content
Início » Dicas de Downloads » RetroBar entrega a barra de tarefas do Windows 95 no Windows 10 e 11

RetroBar entrega a barra de tarefas do Windows 95 no Windows 10 e 11

Compartilhe

Muitas pessoas (e, de forma até surpreendente, não são poucas) estão indignadas com o fato do Windows 11 colocar o Menu Iniciar na parte central da barra de tarefas. E não adianta a Microsoft argumentar que essa proposta é mais intuitiva e acessível para boa parte dos usuários, principalmente aqueles que sempre tiveram dificuldade em colocar o cursor do mouse no canto inferior direito.

Porém, como só não existe jeito para a morte nessa vida, para quem prefere uma barra de tarefas mais fina na interface do Windows e um Menu Iniciar no estilo clássico, o RetroBar é a sua solução.

 

 

 

O que é o RetroBar

 

 

O RetroBar nada mais é do que um pedaço de software que soa como uma delícia para os usuários mais saudosistas. O pequeno aplicativo de código aberto devolve a aparência clássica do Windows 95, 98, ME, 2000 e XP para a barra de tarefas do Windows 10 e Windows 11 (mas o programa também funciona com o Windows 7 e Windows 8).

O software é extremamente leve e funcional. Ele é executado no computador como um aplicativo portátil, ou seja, ele dispensa a obrigatoriedade de instalação no sistema operacional, o que o torna menos intrusivo e isso deve ajudar a evitar problemas mais sérios no Windows por sua execução.

 

 

Por conta disso, para utilizar o RetroBar no seu computador, o procedimento é muito simples: basta realizar o download da última versão do software que está alojado no GitHub, descompactar o arquivo .ZIP que será salvo em qualquer pasta do seu computador e executar o programa executável disponível nessa pasta.

Você pode escolher entre diferentes temas disponíveis para personalizar a barra de tarefas do seu Windows, onde a maioria são inspiradas no Windows 95. Também é possível alterar o código do programa para criar os seus próprios temas, e os desenvolvedores deixam alguns exemplos para que os mais criativos possam se inspirar em alguma coisa para criar os novos projetos.

 

 

A personalização passa pela escolha de tipografias a serem adotadas, colapsar os ícones que estão ao lado do relógio e, se tudo deixar você realmente irritado (ou deseja deixar a interface a mais limpa possível), pode até ocultar o relógio na lateral.

A RetroBar é uma barra extremamente responsiva e leve, além de oferecer uma mudança radical na proposta visual do sistema operacional. Se você está de saco cheio da mesmice proposta pela Microsoft, este software é uma ótima pedida para mudar alguma coisa no seu computador.


Compartilhe