Sim, você pode comprar um iPhone sem câmera… | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Smartphones » Sim, você pode comprar um iPhone sem câmera…

Sim, você pode comprar um iPhone sem câmera…

Compartilhe

O iPhone que ilustra o topo deste post não é um conceito. É um telefone real, que pode ser encontrado em algum lugar do mundo. E… sim… tem gente modificando o smartphone da Apple para eliminar a câmera do dispositivo. E motivos não faltam para isso.

Ambientes militares, industriais, científicos ou profissionais podem exigir o uso de um smartphone sem uma câmera de fotos, como uma medida de proteção dos dados que são compartilhados dentro desses ambientes.

E não é de se estranhar que pessoas comuns estejam adotando essa mesma estratégia, e investindo um bom dinheiro para modificar o iPhone para deixar o telefone sem câmera de fotos.

 

 

 

É proibido fotografar

Se por um lado muita gente exige ter uma ótima câmera em um smartphone caro, por outro lado o item pode ser perigoso em alguns aspectos. Pensando no medo daqueles que querem uma maior privacidade, a empresa NonCam está vendendo iPhones modificados e kits de conversão para retirar as câmeras do dispositivo.

Se bobear, até a Apple andou obrigando os seus funcionários que estão diretamente envolvidos com algumas de suas novidades a usar um iPhone sem câmera. Se você prestar a devida atenção, os vazamentos mais recentes da empresa acontecem por conta de renders de acessórios ou de fontes externas. Nunca mais fotos internas foram compartilhadas na internet.

Outro campo para um uso potencial dos smartphones sem câmera são nas empresas que contam com “segredos industriais sensíveis” ou até mesmo nas operações miliares. O exército de Cingapura adota a estratégia a mais de uma década, e algumas pessoas dentro da Força Aérea dos Estados Unidos também.

Pode parecer um exagero para você, que é produtor de conteúdo e precisa da câmera para publicar as fotos do seu marmitão no Instagram. Porém, para alguns campos bem específicos, a estratégia do uso de smartphones sem câmera é mais do que válida. É necessária. Fundamental.

Para quem se interessar pela compra de um smartphone sem câmera de fotos, vale a pena ficar por dentro de algumas informações importantes sobre o serviço oferecido pela NonCam.

A empresa só comercializa modelos mais antigos do iPhone sem câmera, como são os casos do iPhone 7 ou iPhone 8. E a modificação não tem um preço tão acessível: o iPhone 8 modificado pela empresa pode custar até US$ 1.500 a unidade.

 

 

 

Vale a pena ter um iPhone sem câmera?

Olha… depende.

Para mim, não vale a pena. Parte do meu trabalho na internet depende da parte fotográfica, e o iPhone tem uma excelente câmera. Logo, renunciar a isso faz com que o investimento em um smartphone da Apple perca parte do seu sentido ou razão de ser.

Por outro lado, o iOS é inegavelmente mais seguro que o Android, e para quem precisa de uma privacidade ainda maior, a iniciativa de remoção de câmera é algo que pode ser sim muito bem-vindo para os mais preocupados com este aspecto.

No final das contas, a decisão é sua. Eu não posso nem opinar para influenciar a sua decisão, e nem é o meu objetivo com este post. O que realmente quero é mostrar para você que a opção existe, caso você realmente deseje ou necessite de uma maior privacidade.

É uma opção cara? Não resta a menor dúvida. Mas ao menos você tem a opção.


Compartilhe
@oEduardoMoreira