A BlackBerry anunciou mais uma redução de preço para o BlackBerry Priv, seu smartphone Android. Até o dia 31 de agosto, o modelo custará nos Estados Unidos US$ 499.
Mas a pergunta que realmente importa é: tarde demais para a BlackBerry?
Tudo indica que sim
Estamos diante de uma teimosa e sobrevivente. A Nokia conseguiu desaparecer antes dos canadenses, que ainda estão no mercado de telefonia móvel com uma presença basicamente residual.
Não estou dizendo que o Priv não vale a pena. Tem o seu público. Mas diante de outros modelos, ainda é caro por US$ 499.
Assim como aconteceu com os finlandeses, a BlackBerry perdeu o bonde da história. Criticou a Apple na época do lançamento do primeiro iPhone em 2007, e desdenhou do mercado como um todo, acreditando que o mercado empresarial jamais o abandonaria.
Ledo engano. Não só abandonou, mas deixou a empresa como moribunda no setor.
Se a Microsoft parece abandonar o mercado de smartphones aos poucos, com uma ausência de novidades, os canadenses insistem em oferecer produtos. Repito: de forma teimosa.
Os dois lados da moeda
A insistência da BlackBerry no mercado de smartphones tem aspectos positivos e negativos.
O lado bom é que a empresa ainda quer ser uma concorrente em um mercado bem saturado e dominado pelo duopólio Samsung + Apple. E toda concorrência é bem vinda.
A má notícia é que a empresa perde a grande chance de se recuperar com aquilo que ainda tem valor na mão deles: a segurança dos dispositivos.
A (possível) salvação: os softwares de segurança
A BlackBerry tem experiência e qualidade comprovada no quesito segurança. Suas soluções estão presentes inclusive nas plataformas de concorrentes do mercado mobile. Por que não trabalhar nisso de forma mais enfática?
Pode ser a garantia de sobrevivência no mercado, sem precisar bater de frente com os gigantes.
Acorda, BlackBerry… antes que seja efetivamente tarde. 😉