Press "Enter" to skip to content
Início » Tecnologia » This Movie Does Not Exist cria cartazes de filmes a partir de um texto

This Movie Does Not Exist cria cartazes de filmes a partir de um texto

Compartilhe

Em 2019, todo mundo dizia sobre uma pessoa que não existe no mundo real, já que uma inteligência artificial começou a criar rostos de pessoas baseados nos rostos de outras pessoas. O conceito é meio confuso, mas foi o primeiro passo que direcionou o mundo para as toneladas de deep fakes que encontramos hoje.

Agora, somos obrigados a dizer que esse filme não existe, já que uma inteligência artificial está usando textos que as pessoas escrevem para criar cartazes de filmes fictícios. E os resultados são impressionantes.

O site This Movie Does Not Exist propõe literalmente isso: criar cartazes de filmes a partir da redação do título e da sinopse do longa imaginário. E essa é uma ideia realmente muito interessante, e um bom uso dessa tecnologia para algo divertido.

 

O filme pode até não existir, mas o pôster sim

Quando você acessa o site This Movie Does Not Exist, a página mostra um cartaz de um filme previamente gerado por ele. Aqui, você vai encontrar dois botões: Create New Moive, que vai servir para criar um novo cartaz de forma completamente aleatória, e Create Your Own, que permite a criação do pôster a partir de suas ideias.

Ao escolher o segundo botão, a área de criação do poster é esvaziada, exibindo agora os quadros do título e da sinopse do filme que precisam ser completados pelo usuário. E aqui, cabe a sua criatividade para determinar qual é a história que você quer contar e qual é o título que você vai dar para esse filme que jamais vai entrar em cartaz, mas ao menos terá um pôster bem convincente.

O This Movie Does Not Exist só precisa de uma breve descrição para realizar um trabalho com estética final muito interessante. Dá até para dizer que o site pode entregar cartazes que são bem mais interessantes que alguns que “profissionais” foram pagos para fazer (e entregar um trabalho que o seu primo de 12 anos de idade pode fazer melhor com o Photoshop no computador de casa).

Aliás, o trabalho da IA é tão completo, que inclui imagens de alguns personagens do filme fictício e até o estilo gráfico que melhor se alinha com a narrativa, como por exemplo traços vindos da década de 1950, com paleta de cores diretamente relacionada com aquela época.

 

Nem tudo é perfeito neste mundo

É claro que o This Movie Does Not Exist pode apresentar algumas falhas nos resultados apresentados.

O texto ilegível e as imperfeições gráficas no cartaz deixam claro que a inteligência artificial treinada para essa finalidade ainda precisa evoluir. De qualquer forma, não dá para negar o seu avanço, mostrando mais uma vez que esse tipo de tecnologia está se adaptando para os mais diferentes segmentos.

Os projetos que antes não poderiam suportar uma IA para gerar imagens agora usam o recurso, entregando resultados surpreendentes. E a existência do This Movie Does Not Exist (e o seu funcionamento tão chamativo) inicia de novo o debate sobre qual é o papel que um software desenvolvido dessa forma vai ocupar no processo criativo.

As questões legais sobre o uso de IA no processo criativo ainda não foram respondidas. Principalmente aquela pergunta que pode valer US$ 1 milhão, dependendo dos nomes envolvidos na disputa: quem tem os direitos de autoria dessas imagens geradas por computador?

O assunto é algo complexo, e ainda será abordado em diferentes veículos de tecnologia. Por enquanto, vamos apreciar o resultado entregue pelo This Movie Does Not Exist, e até mesmo testar a funcionalidade para criar alguns filmes divertidos que jamais vão existir.

Ou quem, sabe o Spielberg lê algumas de suas sugestões de tramas e acaba abraçando a ideia de alguém sobre um novo filme. E, se isso acontecer com você, ao menos certifique-se que ele vai pagar todos os seus direitos por criar uma história onde ele vai lucrar com milhões e milhões de dólares.


Compartilhe
@oEduardoMoreira