Press "Enter" to skip to content
Início » Internet » Threads… já flopou?

Threads… já flopou?

Compartilhe

Será que a Threads já flopou?

Threads, a nova aposta de Mark Zuckerberg, parecia decolar rapidamente após o seu lançamento, comemorando recentemente a marca impressionante de mais de 100 milhões de usuários registrados em apenas 15 dias. No entanto, o entusiasmo inicial logo foi obscurecido por uma tendência preocupante: a queda no número de usuários ativos e o tempo de permanência na plataforma.

Da mesma forma que testemunhamos o crescimento meteórico da Threads, estamos diante de uma enorme queda de interesse pela plataforma, e em tempo recorde. Por isso, vamos entender melhor o que está acontecendo, e tentar responder a pergunta que dá início para esse artigo.

 

Os números são frios, porém, reveladores

As métricas de usuários ativos diários (DAU) da Threads despencaram cerca de 70% desde o seu pico em 7 de julho, de acordo com dados da Sensor Tower reportados pelo The Wall Street Journal. Atualmente, o aplicativo conta com aproximadamente 30 milhões de usuários ativos mensais, ou 13 milhões de usuários ativos diários, um número consideravelmente abaixo das expectativas iniciais.

Ou seja, o número de usuários da Threads simplesmente despencou em apenas 15 dias, o que é péssimo para as aspirações de Mark Zuckerberg em tirar o sono de Elon Musk.

Outro indicador alarmante é o tempo que os usuários de iOS e Android estão gastando na plataforma, que caiu de uma média de 19 minutos para apenas quatro minutos. Comparativamente, a concorrente direta Threads, o Twitter, mantém-se forte, contando com impressionantes 200 milhões de usuários ativos diários, e com um tempo médio de uso diário de 30 minutos por usuário.

 

Por que isso aconteceu dessa forma?

As razões para essa queda abrupta são diversas.

Uma delas é a natureza enganosa do número inicial de usuários. Ao contrário da maioria das redes sociais, que exigem o download de um aplicativo e a criação de uma nova conta, Threads permitiu aos usuários o acesso direto por meio de suas contas do Instagram.

Esse método fácil de entrada impulsionou um aumento massivo de usuários no início, mas muitos deles não encontraram uma razão convincente para permanecerem engajados na plataforma.

A simplicidade e escassez de recursos são outras questões levantadas pelos usuários. Embora a Threads tenha atraído a curiosidade inicial, a falta de funcionalidades robustas a longo prazo desencorajou os usuários a continuarem usando a plataforma. O The Wall Street Journal destacou que, após a fase inicial de novidade, a Threads não oferece muito mais além disso.

A concorrência com outras redes sociais também prejudicou a Threads, especialmente com o Twitter.

Influenciadores e usuários já estabelecidos no Instagram preferiram manter sua presença no Twitter, onde ainda podem alcançar um público novo e diversificado. A sobreposição de usuários entre Instagram e Threads limitou a capacidade da plataforma de atrair uma base de usuários única.

 

O que a Meta vai fazer diante de tudo isso?

Diante dessa situação, a equipe da Meta insiste que não há motivo para preocupação.

A empresa afirma estar tomando medidas para tornar a Threads mais atraente e competitiva no mercado. Uma das estratégias em consideração é adicionar novas funcionalidades ao aplicativo, aproximando a plataforma das características do Twitter, em uma tentativa de atrair e reter usuários.

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, ofereceu algumas pistas sobre as possíveis melhorias que serão implementadas. Uma das solicitações frequentes dos usuários é a criação de um feed que mostre apenas as publicações das pessoas que estão sendo seguidas, algo já existente no Twitter. Mosseri assegura que essa função está na lista de prioridades para futuras atualizações da Threads.

Além disso, a possibilidade de explorar tendências e utilizar hashtags, funcionalidades já presentes no Instagram, também está sendo considerada para impulsionar o crescimento da plataforma. Atualmente, o buscador da Threads só permite encontrar outros usuários, não abrangendo a busca por publicações ou conteúdos relevantes.

Outras melhorias planejadas são a possibilidade de editar posts, permitir o uso de múltiplas contas de usuário e a adição do tão desejado feed cronológico, similar ao do Instagram.

 

A Threads tem futuro?

Enquanto a Meta lida com o desafio de revigorar o crescimento da Threads, o cenário competitivo também se torna mais acirrado com o surgimento de outros aplicativos concorrentes. Alguns deles, que tentaram emular o sucesso inicial da Threads, estão desaparecendo conforme o seu próprio crescimento fica em dúvida.

Apesar das dificuldades enfrentadas, Mark Zuckerberg e sua equipe estão otimistas sobre a capacidade da Threads de superar esses obstáculos e consolidar sua presença no mercado. O Meta disposto a reinventar as redes sociais para se tornar uma alternativa atrativa para os usuários que buscam uma experiência dinâmica e envolvente nas redes sociais.

Diante do cenário apresentado, o futuro da Threads permanece incerto. Será que a rede social conseguirá recuperar o brilho inicial e reconquistar os usuários que a abandonaram?

Somente o tempo dirá se a plataforma será capaz de enfrentar os desafios e se firmar como uma competidora relevante no disputado mercado das redes sociais. Por enquanto, resta aos desenvolvedores da Threads trabalhar arduamente para superar os obstáculos e garantir um futuro sólido e promissor para essa ambiciosa empreitada de Meta.


Compartilhe
@oEduardoMoreira