Compartilhe

O futebol está voltando na Europa, e as equipes estão buscando soluções para preencher o vazio que os torcedores vão deixar nos estádios. E uma dessas soluções pode ser a instalação de telas no estádio que mostram os fãs conectados via Zoom.

A popularidade do Zoom pode ser a ferramenta principal do AGF, time da Dinamarca, que instalou telas dentro do estádio para que os fãs possam ver as partidas como se estivessem presentes no recinto. A primeira experiência com essa solução aconteceu em 28 de maio, e no jogo contra os Randers (final: 1-1), reuniu 10 mil espectadores.

 

 

 

Uma experiência promissora, mas que deixa a desejar

 

 

A experiência foi além de colocar telas no estádio e conectar os fãs. O confronto poderia ser visto dentro de um drive-in, e nas cadeiras ainda estavam as figuras de papelão com os rostos dos torcedores.

Ainda que as telas ficassem posicionadas na parte inferior do campo, a maior parte do estádio ainda era um mar de acentos vazios, o que ainda passa a sensação que tudo mudou. O barulho dos torcedores não é o mesmo que as falas dos fãs pelo Zoom.

Por conta dos direitos de televisão, os fãs não poderiam ver a si mesmos conectados, o que causou uma certa irritação na experiência de visualização do jogo. Uma coisa importante dessa iniciativa é que 50 moderadores garantiram que a torcida virtual não realizassem insultos ou atos que poderiam provocar a expulsão de alguém da chamada. Mesmo assim, dois torcedores foram expulsos.

O experimento foi observado por executivos de times da Noruega, Holanda e Inglaterra, que entraram em contato com a AGF para conhecer mais de perto como esta tecnologia funciona na prática. E parece que a ideia será abraçada por outros times: o West Ham United flerta com os seus fãs a possibilidade de mostrar as suas reações nas telas de vídeo da equipe quando a Premier League recomeçar, algo que está programado para o dia 17 de junho.

 

 

Não sei. Ainda acho mais interessante a ideia do barulho da torcida dentro do estádio que a Yamaha está desenvolvendo no Japão. Mas entendo os motivos que levam os times a tentar colocar a torcida dentro dos estádios de futebol nos primeiros jogos pós-quarentena.

E o motivo é simples: os times visitantes estão se aproveitando da ausência da torcida para dominarem os times da casa e, em alguns casos, com uma relativa facilidade. O que prova de forma cabal que torcida ajuda sim a vencer partidas.

 

 

Via New York Times


Compartilhe