Compartilhe

Nesse momento, é humanamente impossível assistir a todas as séries disponíveis na televisão do mundo (não estou falando apenas da TV norte-americana, pois séries boas estão estreando em todos os continentes). Bom, com o confinamento e isolamento social obrigatório para conter uma pandemia global, algumas pessoas conseguiram um pouco mais de tempo na vida para assistir a séries de TV.

Eu mesmo retomei o hábito de assistir séries, e consegui tirar pelo menos 3 horas por dia para acompanhar algumas histórias na TV. Até mesmo para aliviar a mente para sobreviver aos dias tão difíceis que estamos vivendo ultimamente. Mesmo assim, não dá para acompanhar muitas séries ao mesmo tempo (estou maratonando duas no máximo).

Por isso, é importante ter algum tipo de referência para identificar quais são as séries que realmente valem a pena dedicar o precioso tempo para assistir. E as avaliações feitas por outros usuários, por críticos de TV e cinema e por sites especializados podem ser muito úteis antes de apostar em uma série televisiva.

Mesmo porque escolher uma série para assistir deve ser encarado nos dias de hoje como uma aposta de investimento de tempo, pois você vai precisar de muitas horas de sua vida para completar essa missão.

Se você é um amante de séries tarado por números e estatísticas, o site TV Charts é basicamente uma obrigação na sua vida. Nele, você pode conferir como foram as pontuações de todas as temporadas e episódios de uma determinada produção televisiva e, com base nesses números, você pode decidir com menor margem de erro se vale a pena investir o seu tempo nessa série.

 

 

 

Um ranking com os episódios com melhor e pior pontuação

 

O TV Charts é altamente inspirado no subreddit r/dataisbeautiful, onde se compartilha e discute as representações visuais de dados, ou seja, mapas, gráficos ou tabelas sobre qualquer tema que aparecer na mente dos seus participantes.

Uma vez que você acessa o TV Charts, vai identificar um campo de busca, onde é preciso digitar o nome da série sobre a qual deseja o acesso à sua pontuação. No exemplo abaixo, você pode ver o gráfico de pontuações dos episódios da comédia The Office (NBC).

 

 

As pontuações estão baseadas nas notas dadas pelos usuários do popular site IMDb e, como você mesmo pode comprovar, as melhores notas da história da série aparecem com a cor verde escuro, e as piores notas aparecem na cor vermelha.

Na parte superior do gráfico ficam indicadas as temporadas da série, e conforme vamos rolando a tela para baixo, podemos conferir os diferentes episódios exibidos naquela temporada e sua respectiva pontuação.

É uma proposta simplesmente genial, pois entrega uma informação gráfica sobre o avanço da série e sua respectiva recepção junto ao público. Além disso, do lado esquerdo (abaixo da imagem promocional da série), aparece um ranking com os três episódios com melhor pontuação e os três episódios com pior avaliação.

O TV Charts é um prato cheio para os fãs de séries de TV, além de ser um excelente indicativo sobre o que realmente vale a pena ver em uma produção. Quem sabe você pode utilizar para conhecer o melhor da série (com os episódios com melhor pontuação) antes de decidir optar pela maratona (mais cuidado com os spoilers) ou até mesmo selecionar os melhores episódios em ordem de exibição, descartando os piores (mesmo que você perca o contexto da história em algum momento).


Compartilhe