Um gramado inteligente que molha as pessoas quando é pisado | @oEduardoMoreira Press "Enter" to skip to content
Início » Hack da Vida » Um gramado inteligente que molha as pessoas quando é pisado

Um gramado inteligente que molha as pessoas quando é pisado

Compartilhe

Ter um gramado em casa é um luxo para poucos, mas vale a pena. E quem tem um não quer que qualquer pessoa pise no seu gramado, certo? Então… o que dizer de um gramado que ativa os irrigadores quando detecta que alguém pisou na grama do vizinho?

Pois bem, o youtuber Ryder Calm Down era uma dessas pessoas que estava de saco cheio de ver os pedestres andando sobre o seu gramado sem qualquer tipo de cerimônia ou respeito. Por isso, ele criou um dispersor de água inteligente, que é ativando quando alguém pisoteia a sua linda grama.

 

 

 

Molhe as pessoas inconsequentes

Ryan já tinha meio caminho andado para o seu projeto porque ele já tinha desenvolvido um dispositivo que funciona com inteligência artificial que era capaz de identificar cachorros nas ruas e, dessa forma, enviava elogios ao dono.

Isso foi possível com a ajuda de uma Raspberry Pi, um módulo de câmera e o modelo de machine learning YOLOv3, que pode reconhecer cerca de 80 objetos diferentes, incluindo pessoas (é claro).

E foi com essa tecnologia que ele desenvolveu o sistema que está em destaque neste post.

Ryan pegou tudo o que ele já desenvolveu na vida e adicionou uma câmera Wyze com um firmware customizado, que poderia reconhecer com maior precisão um número maior de objetos. Dessa forma, era possível ser mais preciso também para detectar as pessoas pisando no seu gramado.

Quando a câmera detectava os infratores, o sistema acionava o dispersor de água, através de uma válvula eletrônica controlada pela Raspberry Pi, que gerencia o fluxo de água a ser liberada pelos mecanismos presentes no gramado.

Boa parte das pessoas que aparecem sendo borrifadas pelo dispersor são amigas do próprio youtuber, e a demonstração feita nessas condições faz todo o sentido do mundo. Tudo o que Ryan quer evitar são os processos que os desconhecidos poderiam lançar contra ele por causa do banho que iriam receber por causa do passeio matinal com o cachorro.

Tais invenções são bem interessantes para mostrar a versatilidade de uso de uma Raspberry Pi trabalhando com uma válvula eletrônica, um machine learning e uma câmera de detecção. Mas… será que é o suficiente para afastar as pessoas do seu gramado?

Algo me diz que não. Mas não custa fazer a tentativa. Pelo menos é uma forma divertida de chamar a atenção da vizinhança para a importância em manter o seu gramado inteiro.

 


Compartilhe